Política

Sindicato dos funcionários consulares suspende greve
O sindicato que representa os trabalhadores nas missões diplomáticas e postos consulares no estrangeiro anunciou hoje a suspensão da greve marcada para segunda-feira e início de negociações com o Governo, depois de ter recebido "elementos concretos e decisivos".

PS diz que Madeira não oferece oportunidades (áudio)
O PS considera que a Madeira é uma região vincadamente marcada pela falta de oportunidades. Na II Convenção dos Estados Gerais, o presidente do partido, Sérgio Gonçalves, disse que nos últimos dez anos a Madeira perdeu 17 mil pessoas. Para inverter esta tendência, o PS reuniu diversos especialistas neste evento. Entre eles o ex-ministro do Trabalho e Solidariedade, Vieira da Silva, que procurou realçar a importância da qualificação na obtenção de emprego. Um evento subordinado ao tempo emprego e rendimentos e que decorreu no Centro de Congressos da Madeira.

Campo de golfe da Ponta do Pargo vai custar 20 milhões (áudio)
A retoma das obras do campo de golfe da Ponta do Pargo está agendada entre abril e maio do próximo ano. Anúncio feito por Pedro Fino, secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, que apontou 2026 para o término das obras. Além dos 12 milhões de euros previstos para a segunda fase, oito milhões já foram investidos na primeira.

Internamento compulsivo para alucinados do bloom (áudio)
Internamento compulsivo pode ser a solução para os casos mais graves de consumo de drogas. em especial do denominado ‘bloom’. O governo regional pondera solicitar o internamento dos toxicodependentes a bem da segurança . O objetivo principal e conseguir o tratamento destas pessoas. Declarações de Miguel Albuquerque na visita ao Mercado de Natal e o presépio na Avenida Arriaga. As iluminações ainda não estão prontas na totalidade, mas em breve deve ser feita a sua conclusão.

CDS destaca o desagravamento fiscal previsto (vídeo)
O CDS destaca o desagravamento fiscal previsto na proposta de orçamento regional para 2023. Garantindo ainda que há reforço dos apoios.

Sara Cerdas diz que os apoios europeus tiveram um efeito positivo na economia local (vídeo)
A eurodeputada do PS destaca o financiamento da União Europeia na valorização da produção regional.

Rubina Leal lembrou apoio a cerca de duas mil famílias (vídeo)
O PSD destaca o apoio do Governo às famílias através do programa de apoio à garantia da estabilidade social, criado em fevereiro.

Investimentos habitacionais candidatos ao PRR estão atrasados (vídeo)
De visita à Madeira o presidente da comissão de acompanhamento do plano de recuperação e resiliência afirmou que noutros projetos a Região esta mais avançada, em comparação ao resto país.

Albuquerque pondera solicitar o internamento compulsivo a toxicodependentes (vídeo)
O Governo Regional pondera solicitar internamento compulsivo a toxicodependentes para assegurar mais segurança. Miguel Albuquerque falava após uma visita ao Mercado de Natal e ao Presépio na Avenida Arriaga.

Governo acredita que nova lei das finanças pode avançar já no próximo ano (vídeo)
E se assim acontecer Miguel Albuquerque promete baixar os impostos às empresas.

Zelensky diz que mais de 1.300 prisioneiros foram libertados pelos russos
O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou na quinta-feira que mais de 1.300 prisioneiros ucranianos foram libertados pelos russos no decurso da atual guerra.

Associação cigana congratula-se com «ato de coragem» do Presidente da República
O vice-presidente da associação cigana Letras Nómadas congratulou-se hoje com o “ato de coragem” do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por lembrar que portugueses de etnia cigana também lutaram pela independência de Portugal.

Presidente do Comité das Regiões defende aceleração da transição energética
O presidente do Comité das Regiões Europeu, Vasco Cordeiro, defendeu hoje a necessidade de se acelerar a transição energética, de forma a garantir uma solução estável, duradoura e que traga segurança em termos de abastecimento.

Macron insiste nas críticas ao protecionismo dos EUA
Os Estados Unidos e a União Europeia (UE) “não estão em pé de igualdade” em relação aos subsídios norte-americanos previstos no grande plano climático de Joe Biden, que privilegia os produtos “made in USA”, lamentou hoje o Presidente francês.

Suspeita de sexta carta com explosivos em Espanha na embaixada dos Estados Unidos
Um envelope suspeito de conter material explosivo foi intercetado hoje na embaixada dos Estados Unidos em Madrid, elevando para seis as cartas similares identificadas em Espanha, segundo o Ministério espanhol da Administração Interna.

PCP lamenta atraso nas obras do bloco operatório do hospital (áudio)
O deputado Ricardo Lume lembra as declarações do Governo Regional e questiona o motivo do atraso, numa região onde estão em lista de espera mais de 19 mil cirurgias. Segundo os comunistas, a reabilitação do bloco operatório foi adjudicada à empresa Tecnovia Madeira por 2 milhões e 200 mil euros, num prazo de 6 meses.

Chega pede audição de ministro da Cultura sobre devolução de património a ex-colónias
O Chega requereu uma audição parlamentar urgente do ministro da Cultura sobre a discussão em torno da devolução de património às antigas colónias portuguesas, na sequência das declarações do governante sobre o assunto, anunciou hoje o partido.

Presidente da Bielorrússia acusa Kiev de tentar arrastar NATO para a guerra
O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, acusou hoje a Ucrânia de tentar arrastar a NATO para o conflito armado no país sob qualquer pretexto, noticiou a agência noticiosa oficial BELTA.

Pelo menos quatro cartas com explosivos detetadas em Espanha, uma enviada a Sánchez
A sede do Governo espanhol recebeu, na semana passada, um envelope com explosivos dirigido ao primeiro-ministro, similar aos identificados na quarta-feira e hoje na embaixada da Ucrânia em Madrid, numa empresa de armamento e numa base militar.

Medina diz que Governo retirou Portugal da «posição isolada» de terceiro país mais endividado
O ministro das Finanças afirmou que o desempenho do Governo em 2022 permitiu retirar Portugal da “posição isolada” de terceiro país mais endividado da Europa, sublinhando que isso representa um “ganho de credibilidade”.