Política

SESARAM garante que dados clínicos dos utentes estão protegidos (vídeo)
O Serviço Regional de Saúde não sabe ainda quando é que a atividade será totalmente retomada, depois do ciberataque de que foi alvo ontem de manhã. Os responsáveis pelo SESARAM garantem que os casos urgentes estão a ser atendidos e que há também outras atividades não urgentes a funcionar. Assegura também que os dados clínicos dos utentes estão protegidos.

Fisco alerta para email fraudulento que pede correção da declaração de IRS
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje que há contribuintes a receberem um 'email' fraudulento em que são informados de que há incorreções na declaração de IRS, pedindo que não acedam ao 'link' enviado.

PSD defende valorização da produção regional de sidra (áudio)
O PSD defendeu, hoje, a valorização da produção regional de sidra através de medidas que vão ao encontro das preocupações dos produtores e dos desafios do mercado. O deputado Nuno Maciel diz que a sidra da Madeira encontrou nichos de mercado e uma valorização do produto, estando ao nível daquilo que é feito na Europa e noutras partes do mundo. Os deputados social-democratas visitaram hoje a Adega do Pomar, na Camacha.

PS defende a reposição do subsídio de insularidade (vídeo)
O PS defende a reposição do subsídio de insularidade para todos os funcionários da administração pública. O partido diz que é fundamental devolver rendimentos aos madeirenses numa altura de dificuldades económicas para muitas famílias.

SESARAM cria rede de contatos alternativos
Uma avaria no sistema informático do Serviço Regional de Saúde condicionou todos os serviços e até as linhas telefónicas fixas foram bloqueadas. Em alternativa, o SESARAM indica novos contatos telefónicos, a saber;

Situação de alerta devido ao quadro meteorológico complexo
O Governo está a ponderar declarar situação de alerta devido ao elevado perigo de incêndios rurais nos próximos dias, em que se prevê um quadro meteorológico "complexo", disse hoje a secretária de Estado da Proteção Civil.

Marcelo considera ter sido um grande sucesso para Portugal
O Presidente da República considerou hoje que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi "um sucesso para Portugal" e confirmou que irá marcar presença na próxima, que decorre na Coreia do Sul em 2027.

Partido Socialista defende a reposição do subsídio de insularidade (áudio)
O Partido Socialista defende a reposição do subsídio de insularidade para os trabalhadores da administração pública. Uma promessa deixada por Sérgio Gonçalves, o líder do PS falava numa iniciativa junto ao Centro de Saúde do Campanário. Sérgio Gonçalves garante que a medida não coloca em causa as contas públicas, sobretudo com os recordes de receitas que têm sido obtidas pela Região, nomeadamente a receita extraordinária de IVA que no ano passado alcançou os 80 milhões de euros.

Avaria informática cria atrasos nas Urgências
O SESARAM solicita a colaboração e compreensão dos utentes no caso de necessidade de recorrer ao Serviço de Urgência, uma vez que o sistema informático está com limitações de acesso o que gera atrasos.

Trinta mísseis de cruzeiro e 27 drones foram destruídos
A força aérea ucraniana anunciou que abateu na madrugada de hoje 30 dos 40 mísseis de cruzeiro e todos os ‘drones’ (aparelhos voadores não tripulados) Shahed disparados pela Rússia em vários ataques.

É uma coisa nunca vista em Portugal é irrepetível
"Fiquei surpreendido. É uma coisa nunca vista em Portugal, é irrepetível" referiu Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente elogiou também a energia do Papa Francisco que, admitiu, parecia "cansado nas primeiras manhãs".

Costa destaca extraordinária capacidade de Portugal
O primeiro-ministro, António Costa, destacou hoje a "extraordinária capacidade" de Portugal organizar eventos como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e afirmou que o impacto económico é medido no final, realçando o "balanço imaterial".

Colocar autarcas na lista é uma ato de inteligência (vídeo)
Miguel Albuquerque diz que colocar os presidentes de câmara em fim de mandato na lista da coligação PSD-CDS é uma ato de inteligência. O líder dos sociais democratas diz que os autarcas serão depois uma ponte entre o governo e os munícipes.

Campanha Regional de Combate ao Idadismo (vídeo)
Foram inquiridas mais de 900 pessoas no âmbito da Campanha Regional de Combate ao Idadismo. Trata-se de um estigma com base na idade. As respostas ainda vão ser analisadas de forma a estudarem novas políticas contra este preconceito.

Venda do hospital para reduzir dívida da Madeira (áudio)
O presidente do governo diz que é uma boa solução que a receita da alienação do Hospital Nélio Mendonça reverta para o pagamento da divida da Região. A resolução do conselho de ministros nesse sentido já foi publicada em Diário da Republica. Albuquerque considera que o abate da divida vai representar menos um encargo para os madeirenses e portossantenses no futuro.

Albuquerque explica escolha de José Luís Nunes (áudio)
Miguel Albuquerque disse hoje que a aposta em José Luís Nunes para n.º 3 da lista do PSD-CDS deve-se ao facto de ser uma pessoa muito querida para os funchalenses. Quanto à escolha dos presidentes de câmara, em fim de mandato, Albuquerque considera que foi um ato de inteligência

Quase 1,2 milhões pessoas controladas nas fronteiras
Quase 1,2 milhões de pessoas foram controladas nas fronteiras portuguesas desde o início do controlo documental no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), tendo sido recusada a entrada a 172, segundo dados hoje divulgados.

A habitação será a principal preocupação do Livre (áudio)
Se conseguir eleger um deputado nas próximas eleições regionais, a habitação será a principal preocupação do Livre. O cabeça de lista do partido Tiago Camacho garante a apresentação de propostas nesta área. O Livre entregou ontem, no Tribunal Judicial do Funchal, a lista de candidatos do partido para as próximas eleições legislativas regionais

Livre disponível para acordos com partidos de esquerda (vídeo)
Tiago Camacho é o candidato do Livre às eleições regionais. Partido que hoje entregou as listas no Tribunal do Funchal. O Livre só tem disponibilidade para fazer coligações com partidos de esquerda.

Filipe Sousa promete empenho pelo JPP (vídeo)
Filipe Sousa, o presidente demissionário do Juntos pelo Povo afirma que tudo vai correr bem e que os problemas internos do partido vão ser resolvidos. Sem querer falar muito sobre o assunto, o autarca e fundador do JPP assegura que vai estar no terreno, em ações do partido.