Política

Alunos do secundário foram eurodeputados por um dia (áudio)
Mafalda tem 15 e Eva tem 16 anos e ambas fazem parte de uma equipa da Escola Francisco Franco que hoje participaram na iniciativa «Eurodeputad@s por um dia». O tema foi as alterações climáticas e para estas duas alunas, mais do que o tema, a participação cívica é o mais importante. Ficaram em quarto lugar e quem levou os prémios de irem a Bruxelas ver o funcionamento do Parlamento Europeu foram as escolas da Ponta do Sol e a Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava. A iniciativa contou com todas as Escolas do Ensino Secundário da Madeira, à exceção da Escola do Porto Santo.

Chega não vê novidades no programa do Governo Regional (áudio)
O Chega não vê novidades no programa do Governo Regional, que a partir de amanhã será discutido na Assembleia Legislativa da Madeira. O partido fala em cópia do documento de 2019 e considera que falta ambição às propostas. Em conferência de imprensa, Miguel Castro defende a redução do IVA na Região e dá exemplos de falhas no programa.

PS critica Governo por adiar implementação dos tempos máximos de resposta na saúde (áudio)
O Grupo Parlamentar do PS critica o Governo Regional por adiar para fevereiro a implementação dos tempos máximos de resposta garantidos na Saúde. Em conferência de imprensa, o líder parlamentar socialista no parlamento regional diz que o PS tem vindo a lutar há mais de uma década pela implementação dos tempos máximos de resposta, que deviam já estar em vigor, mas que foram agora adiados para fevereiro.

Governo da República vai permitir novas empresas no CINM a partir de 2024 (áudio)
O Governo da República vai permitir a inscrição de novas empresas no Centro Internacional de Negócios a partir de 1 de Janeiro de 2024. O assunto vai constar de uma alteração na especialidade no debate do orçamento do Estado. Não haverá interrupção no processo de inscrição de novas empresas no Centro Internacional de Negócios da Madeira. A autorização estará garantida no Orçamento do Estado. Miguel Albuquerque está satisfeito com a notícia.

Revisão da convenção entre a Região e Ordem dos Médicos concluída até ao final do ano (áudio)
A revisão da convenção entre a Região e a Ordem dos Médicos deverá estar concluída até ao final do ano. O calendário foi avançado pelo secretário da Saúde, mas Pedro Ramos não adianta ainda os novos valores para as consultas.

Albuquerque diz que ainda não está decidido se PSD e CDS vão coligados (áudio)
Na qualidade de líder do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque diz que ainda não está decidido se o PSD e o CDS vão coligados na Madeira, nas próximas legislativas nacionais.

Ministra diz que Agenda do Trabalho Digno é «para todos cumprirem» incluindo RTP
A ministra do Trabalho disse hoje, no parlamento, que a lei da Agenda do Trabalho Digno «é para cumprir e para todos cumprirem», quando questionada sobre trabalhadores que exigem a integração na RTP.

Custo do combate à diabetes aumentou quase 50 por cento em quatro anos
O preço dos medicamentos para a diabetes aumentou quase 50% em quatro anos, devido ao maior número de casos diagnosticados e ao preço dos fármacos mais recentes, segundo a Direção-Geral de Saúde (DGS).

Greve dos médicos sentida na Madeira (áudio)
Os efeitos da greve dos médicos vão acontecer também na Madeira. Os médicos cumprem hoje o primeiro de dois dias de contestação. O protesto é nacional e acontece numa altura em que foram interrompidas as negociações entre o Ministério da Saúde e os sindicatos.

Presidente da República promulga aumentos salariais
O Presidente da República promulgou hoje o diploma do Governo que estabelece a atualização salarial dos trabalhadores da administração pública para o próximo ano, de um mínimo de cerca de 52 euros ou de 3%.

Um ataque judicial ao poder politico (vídeo)
Maximiano Martins, comentador da RTP Madeira, estranha a atuação do Ministério Público e subescreve as criticas do constitucionalista Vital Moreira, que alertou para o poder desenfreado do MP, que está a condicionar a governação do país. O economista acha que se vive uma hecatombe politica, até porque as eleições podem fragmentar, ainda mais, o espectro politico português. Martins acha que a representação da Madeira na Assembleia da República será diferente depois de março…

Pereira e Madruga querem voltar à Assembleia da República (vídeo)
Carlos Pereira (PS) e Sara Madruga da Costa (PSD) estão disponíveis para continuar na Assembleia da República. No programa ‘Ordem do Dia’ da RTP Madeira os deputados disseram acreditar que vão ser convidados pelas estruturas regionais dos partidos para as eleições já marcadas para 10 de março do próximo ano. Carlos Pereira diz, no entanto, que ainda não falou com Paulo Cafôfo sobre esta matéria.

Albuquerque perspetiva um novo tempo politico em Portugal (vídeo)
O presidente do governo considera a aprovação do Orçamento do Estado um mal menor embora reconheça as vantagens para a Região. Miguel Albuquerque diz que a situação politica pede uma clarificação antevendo um novo tempo politico em Portugal. Declarações à margem de uma visita a uma empresa

Madeira apoiou a aquisição de 234 veículos elétricos (vídeo)
Na Madeira o governo apoiou este ano a aquisição de 234 veículos elétricos. Em Portugal há cerca de 300 mil carros elétricos. São 3% do parque automóvel do país

Danos dos incêndios em seis casas vão custar 300 mil euros (vídeo)
O levantamento das seis casas na Calheta, que precisam de intervenções devido aos incêndios, ultrapassa os 300 mil euros. Esta segunda-feira, iniciaram-se as obras numa habitação na Raposeira.

Educação para a sexualidade chega a 21 escolas (vídeo)
Vinte e uma escolas da Região estão a desenvolver o projeto 'Educação para a sexualidade'. A Escola Francisco Fernandes foi palco de um seminário sobre este tema, que juntou professores, encarregados de educação e profissionais de saúde.

Albuquerque confiante na aprovação maioritária do programa de Governo (áudio)
Miguel Albuquerque acredita que o programa de Governo será aprovado pela maioria parlamentar. A discussão está prevista para esta semana. O líder do PSD M espera que apesar da composição plural do parlamento essa aprovação seja possível.

Marcelo exonera Galamba e Pedro Cilínio
O Presidente da República exonerou hoje, com efeito imediato, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, e o secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, que lhe foram propostas pelo primeiro-ministro.