Política
Albuquerque não teme inquéritos ou comissão de inquérito (áudio)
A polémica dos incêndios é uma questão politica, uma questão ambição de algumas pessoas em chegar ao poder. Palavras de Miguel Albuquerque comentando esta manhã a possibilidade de uma comissão de inquérito ao combate e as estratégias assumidas .
Incêndio controlado e em fase de rescaldo (áudio)
O incêndio que deflagrou na ilha da Madeira há 12 dias está "controlado e em fase de rescaldo". Não há qualquer foco de incendio ativo , mas há ainda alguns pontos quentes, que estão a ser vigiados , refere o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, António Nunes, à Antena 1
Albuquerque fala em guerra politica para o derrubar (vídeo)
Está extinto o incêndio na Madeira. Mas há contradição entre governo e autarquia sobre a operação de rescaldo e vigilância na Lombada da Ponta do Sol. Depois de doze dias de combate ao fogo na ilha, o presidente Miguel Albuquerque diz que atuou de forma correta, mas admite que o executivo regional pode cair, se os partidos apresentarem uma Moção de Censura.
Célia abre fogo sobre Ramos e Proteção Civil (vídeo)
A presidente da Câmara da Ponta do Sol não compreende como é que a Proteção Civil mandou para casa os bombeiros que faziam o rescaldo do incêndio da Lombada. E estranha que Pedro Ramos e António Nunes tenham estado no terreno sem falar com a responsável máxima da proteção civil municipal
Albuquerque não demite ninguém e não exclui eleições (vídeo)
Albuquerque não afasta cenário de eleições antecipadas na Madeira, caso algum partido que suporte o PSD retire a confiança política. Albuquerque diz que não irá fazer mexidas no executivo. Questionado se iria demitir Pedro Ramos, secretário da saúde e proteção cível, o presidente do Governo regional afirmou: "era só o que faltava!".
Politécnicos destacam escolha de 20 mil estudantes
Os Institutos Superiores Politécnicos destacaram hoje o facto de 20 mil alunos terem escolhido estas instituições para prosseguirem os estudos, embora com um crescimento de apenas um por cento relativamente ao ano passado.
Portos da Madeira quer ficar acima dos 600 mil passageiros (áudio)
Os Portos da Madeira espera que a época de cruzeiros possa este ano ficar acima dos 600 mil passageiros já conseguidos no último ano, a se concretizar a previsão de escalas e de passageiros , o que segundo Paula Cabaço seria um recorde para a Região .
AGIF disponível para integrar Madeira no plano nacional de gestão de fogos
A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) mostrou-se hoje disponível para integrar a Madeira no plano nacional de combate aos incêndios e solicitar ajuda norte-americana para apoiar nas consequências florestais do fogo.
Prejuízos devem ser reportados nas juntas de freguesia (vídeo)
Rafaela Fernandes, Secretária Regional da Agricultura, Pescas e Ambiente deixou um apelo para que os madeirenses que tenham perdido os seus bens nos incêndios declarem os seus prejuízos pois o Governo Regional está a implementar medidas de apoio para repor os bens perdidos
Ministério Público convocou Edmundo Gonzalez (vídeo)
Na Venezuela, o Ministério Público convocou o líder da oposição para interrogatório na próxima segunda feira. Edmundo Gonzalez reclama vitória nas eleições presidenciais.
ARM está a restabelecer abastecimento de água (vídeo)
A empresa Águas e Resíduos da Madeira apelar à poupança de água, sobretudo na Ribeira Brava e Ponta do Sol. Amílcar Gonçalves diz que estão a ser feitos todos os esforços para repor o abastecimento de água às populações, uma situação que deve acontecer no início da próxima semana.
Demora anos a diminuir a vulnerabilidade do território (vídeo)
O plano de ordenamento de território na Madeira só foi aprovado no ano passado. O diretor regional diz que demora anos a diminuir a vulnerabilidade do território. Já o antigo presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza diz que os incêndios podem ter colocado à beira da extinção algumas espécies endémicas da Madeira
Albuquerque defende acerto da estratégia do combate (vídeo)
Esta manhã o governo regional fez um ponto da situação. O fogo na Lombada da Ponta do Sol era o único ativo. A estimativa aponta para 5 mil hectares de área ardida desde o passado dia 14, mas apenas uma área residual de floresta Laurissilva
Célia desmente anúncio da Proteção Civil (vídeo)
A presidente da Câmara da Ponta do Sol mostrou-se agastada com o anúncio do fim dos incêndios. Porque como garante, na Lombada o fogo está ativo e ameaça, agora, estender-se a uma outra encosta
Proteção Civil garante extinção dos incêndios (vídeo)
É o fim de um pesadelo de onze dias. O Serviço Regional de Proteção Civil dá como extinto o incêndio que queimou mais de cinco mil hectares em três concelhos da ilha. António Nunes alerta, contudo, que será normal haver chamas e pequenos reacendimentos.
Incêndios na Madeira estão controlados mas não extintos (áudio)
Controlado, mas não extintos os incêndios na Madeira. No terreno ainda se mantêm 150 operacionais e os meios aéreos. Foi o presidente do governo a fazer o ponto de situação esta manhã
ARM forneceu 130 toneladas de água dessalinizada (áudio)
Os dois aviões Canadair tem sido uma ajuda importante no combate aos incêndios na Madeira fazem o reabastecimento de água no Aeroporto do Porto Santo. Um fornecimento que está a cargo da Águas e Resíduos da Madeira, através da dessanilizadora.
Águas e Resíduos pede à população para não desperdiçar água
A empresa Águas e Resíduos da Madeira (ARM) pediu hoje à população para não desperdiçar água e utilizá-la apenas no essencial, nomeadamente para beber, preparar refeições e higiene pessoal.
Estratégia usada no combate aos fogos foi a mais acertada (vídeo)
O presidente do Governo Regional disse hoje, em conferência de imprensa, onde confirmou que o incêndio está dominado, que a estratégia usada no combate aos fogos “revelou-se a mais acertada”.
É preciso estudar qual o melhor meio aéreo para a Madeira (vídeo)
O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil considera que é preciso estudar que meios aéreos podem reforçar o contingente na Madeira. António Nunes considera que um avião mais pequeno do que os Canadair espanhóis que ontem e hoje estiveram a ajudar no combate às chamas seria mais adequado às características da Região