Política

Habitação é um dos compromissos de Élia Ascensão (vídeo)
A oposição concorda, mas diz que é necessário uma mudança política no concelho que hoje assinala 510 anos.

Albuquerque diz que não quer saber do líder sindical para nada (vídeo)
O Presidente do Governo já reagiu às declarações do sindicato dos Motoristas. Miguel Albuquerque diz estar disponível para negociar, mas garante que o peso dos sindicatos é cada vez mais residual.

Câmara de Machico responde a declarações “chocantes” de Francisco Gomes
A Câmara Municipal de Machico considera “chocantes” e “irresponsáveis” as declarações do deputado Francisco Gomes, do partido Chega, relativas à situação contratual dos assistentes operacionais do Serviço Municipal de Proteção Civil, que desempenham funções como bombeiros voluntários.

Assembleia Municipal do Funchal aprova acordo para pagar dívidas à ARM
A Assembleia Municipal do Funchal aprovou hoje um acordo com a empresa pública Águas e Resíduos da Madeira (ARM), que prevê o pagamento de 66,9 milhões de euros de dívidas até 2044.

“Alguém conseguiria ser campeão do mundo sem condições de trabalho?” (áudio)
A patinadora Madalena Costa, campeã do Mundo em patinagem artística, não tem falta de apoios. A garantia é do diretor regional do Desporto à Antena 1.

Montenegro diz não haver motivo de preocupação por aviões dos EUA nas Lajes
O primeiro-ministro disse hoje não existir motivo de preocupação pela presença de aviões reabastecedores dos Estados Unidos na Base das Lajes em altura de tensões no Médio Oriente, referindo que Portugal dará mais esclarecimentos ao Irão se necessário.

Obter a cidadania portuguesa passa a ser mais difícil (vídeo)
A decisão está agora nas mãos da Assembleia da República. O governo aprovou várias alterações à lei e quer que a cidadania portuguesa passe a ser mais difícil de obter. A medida mais polémica é a retirada da nacionalidade aos cidadãos que cometem crimes graves, com penas superiores a 5 anos de prisão.

Recibos verdes com taxa de retenção de 16,1% (vídeo)
A taxa de retenção dos trabalhadores a recibos verdes passa dos 23 por cento para os 16,1 por cento. Uma medida que está prevista no orçamento regional. A ideia é deixar os trabalhadores com mais dinheiro disponível.

Providência cautelar contra o comando regional da PSP (vídeo)
O Sindicato Independente dos Agentes da Polícia apresentou uma providência cautelar contra o comando regional da PSP. Alegam que a estrutura regional não está a respeitar os dias de descanso dos agentes.

Greve pode afetar os transportes públicos (áudio)
Mantém-se o impasse sobre a realização da greve dos motoristas das três empresas de transportes públicas da Madeira - a Horários do Funchal, a Rodoeste e a CAM. Uma greve que está agendada para amanhã e depois.

Ensino básico recorrente contou com 703 alunos (vídeo)
O ensino básico recorrente contou este ano letivo com 703 alunos. Uma forma de qualificar as pessoas mais velhas que no passado por diversas circunstâncias não puderam frequentar a escola.

Assembleia aprova introdução de iodo no sal (vídeo)
Na Assembleia Legislativa da Madeira, o PSD apresentou uma proposta para introduzir iodo no sal comercializado no arquipélago. Nesta sessão, os deputados também fizeram um minuto de silêncio em memória do Padre Martins Júnior.

Nuno Batista queixa-se de perseguição pessoal e familiar (vídeo)
O presidente da Câmara do Porto Santo denunciou perseguição pessoal e familiar de que foi alvo nos últimos quatro anos.

Trump admite violações do cessar-fogo de ambos os lados
O Presidente norte-americano, Donald Trump, admitiu hoje que Israel e Irão violaram o cessar-fogo anunciado por si na segunda-feira à noite, manifestando-se desapontado e afirmando não estar satisfeito com o seu aliado Israel.

MAI recusa confundir “a árvore com a floresta” no caso do polícia ligado a grupo neonazi
A ministra da Administração Interna defendeu hoje que não se deve “confundir, jamais, a árvore com a floresta”, a propósito do caso do polícia da PSP ligado a um grupo neonazi e detido na semana passada.

Parlamento regional faz minuto de silêncio em homenagem a Martins Júnior
O padre Martins Júnior, falecido no passado dia 12 de junho, foi deputado na Assembleia Legislativa da Madeira ao longo de sete mandatos, primeiro pela UDP - União Democrática Popular (quatro mandatos) e mais tarde pelo PS (três mandatos).

Teerão nega violação do cessar-fogo mas mantém-se alerta
As autoridades iranianas garantiram hoje que o país continua “pronto para responder a qualquer agressão”, apesar de confirmar um cessar-fogo com Israel que, segundo a televisão estatal, não foi violado, como acusou Telavive.

Sustentabilidade e qualidade do turismo em causa (vídeo)
Maximiano Martins lamenta que Eduardo Jesus tenha desperdiçado a oportunidade de debater temas importantes para o futuro da Madeira e tenha recorrido ao insulto, em vez de debater a sustentabilidade e a qualidade do nosso turismo.