Política

Marcelo faz hoje a mensagem de Ano Novo (vídeo)
Presidente da República faz hoje a mensagem de ano novo, pela primeira vez, com Luís Montenegro como primeiro-ministro. Rebelo de Sousa tem apelado à estabilidade política e tem exigido resultados na governação.

Presidente da República dirige-se hoje ao país na penúltima mensagem de Ano Novo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, faz hoje a sua habitual mensagem de Ano Novo, numa altura em que entra no último ano de mandato no Palácio de Belém.

Taxa turística já é cobrada em pelo menos 40 municípios portugueses
Os seis municípios da ilha de São Miguel passam hoje a aplicar taxa turística, elevando para pelo menos 40 o número de autarquias portuguesas a cobrar pelas dormidas, a que preveem juntar-se, este ano, cerca de uma dezena.

Mais de 15 toneladas de lixo recolhidas na baixa do Funchal (áudio)
Os trabalhos de limpeza das equipas da câmara do Funchal começaram logo ao início da madrugada com 120 trabalhadores. Um balanço feito pela presidente da autarquia, Cristina Pedra.

Governo mandou fazer obras na Cancela
O Estabelecimento Prisional do Funchal está entre as prisões do país que necessitam de corrigir diversas deficiências nos sistemas de segurança e vigilância.

Sindicato da Hotelaria denuncia subornos e ameaças (vídeo)
O responsável pelo Sindicato da Hotelaria da Madeira, Adolfo Freitas, denunciou esta noite um clima de intimidação exercido pelos diretores dos hotéis sobre os trabalhadores

PS diz se preparado para governar a Madeira (vídeo)
O Partido Socialista vai ser ouvido pelo Presidente da República a 7 de janeiro. O líder do PS garante que vai manter o discurso que teve com o Representante da República e diz que o partido está preparado para governar.

CHEGA defende um controlo mais apertado dos imigrantes (vídeo)
O CHEGA defende um controlo mais apertado dos imigrantes que entram em Portugal. Francisco Gomes dá como mau exemplo as regalias destes cidadãos no acesso à saúde.

Pescadores recebem apoios dos sobrecustos
Setenta e sete armadores e empresas de produção aquícola e de transformação e comercialização de pescado produzido na Madeira receberam, neste mês de dezembro, o montante de 1.414.782 euros, relativo ao Apoio aos Sobrecustos do ano de 2023, conhecido como POSEI, que acresce ao montante pago em novembro, no valor de 857.657 euros, ascendendo assim a um total de 2.272.439, euros pagos no ano de 2024.

Funchal com 200 efetivos no fim do ano (vídeo)
Duzentos profissionais de forças de segurança e operacionais de vários serviços estão a trabalhar na noite de fim de ano no Funchal. A Câmara do Funchal investiu 41 mil euros no programa da noite de fim de ano.

Trabalhadores na rua em defesa de melhores salários (vídeo)
Sessenta trabalhadores da hotelaria concentraram-se em protesto no Funchal. Começaram hoje uma greve de três dias pedem um aumento salarial justo e digno.

Marcelo reúne com os partidos a 7 de janeiro
É uma das partes do processo que antecede a marcação de eleições.

TdC diz que Governo Regional não acatou completamente uma recomendação relativa às normas orçamentais
Num relatório divulgado hoje, o Tribunal de Contas recomenda por isso ao Secretário das Finanças, o estrito cumprimento das normas orçamentais sobre a utilização de saldos bancários e de tesouraria, o que implica, em momento anterior ao das operações executadas, a fundamentação concreta e a comprovação expressa do preenchimento dos requisitos legais exigidos.

Francisco Gomes diz que é tempo do Governo Regional controlar entrada de imigrantes (áudio)
Para o deputado do Chega é uma questão de tempo até que a violência registada em Portugal Continental se alastre para a Madeira.

Greve na hotelaria não será boa para o destino (áudio)
O Secretario do Turismo diz que a greve na hotelaria não será boa para o destino , mas diz respeitar os direitos dos trabalhadores. Eduardo Jesus diz que e preciso agora trabalhar para que os efeitos da paralisação , não tenham consequências negativas , para o destino e para os turistas .

Transformar armas em peças de arte (vídeo)
Alguns artistas ucranianos encontraram uma forma peculiar de financiar a resistência à invasão russa. Transformando despojos de guerra em obras de arte, que vendem para angariar dinheiro para a causa ucraniana. É, de algum modo, um movimento global, da América à Europa e até em Portugal.

Uma em cada seis crianças vive num teatro de guerra (vídeo)
Os números são impressionantes. Uma em cada seis crianças no mundo vive numa região que está em guerra. Os dados foram divulgados pela UNICEF, que os considera devastadores. São 473 milhões de crianças a viver neste momento em zonas afetadas por conflitos armados.