Política

Dívida da câmara da Ribeira reduzida em quase 70 por cento
A dívida da câmara Municipal da Ribeira Brava caiu de 15 M€ em 2013 para 5 M€ em 2017. Dados revelados no dia do concelho assinalado neste sábado.

Governo dá mais de um milhão para a recuperação dos incêndios
O governo autorizou a celebração de um contrato-programa com a Investimentos Habitacionais da Madeira, no montante máximo de 1.269.700,00 euros, para a aquisição, construção e reabilitação de habitações a atribuir, em arrendamento apoiado, a famílias que viram as suas casas destruídas em consequência dos incêndios de agosto de 2016.

Alberto João Jardim – 37 anos de poder (8.º episódio) – O “boom” das obras públicas
No início da década de 90 a Madeira apresenta um patamar de nível de vida inferior à média da Comunidade Económica Europeia. Ciente desta realidade Alberto João Jardim traça projetos para aproveitar ao máximo os fundos comunitários.

O debate autárquico Antena 1 desta sexta-feira é dedicado ao Funchal
Debate no programa 'Conversa Política', para ouvir na Antena 1 depois das notícias das 17 horas desta sexta-feira. Em estúdio os representantes da Coligação Mudança, que gere a Câmara, e dos partidos da oposição.

Carlos César garante que o PS está disponível para melhorar o modelo de mobilidade para a Madeira
O Governo da República está disponível para melhorar o modelo de subsídio de mobilidade mas o líder parlamentar do PS, na Assembleia da República, avisa que não há sistemas em aberto; ou seja haverá sempre um teto máximo para a comparticipação do Estado. Carlos César adianta que ainda este mês a Assembleia da Republica vai ouvir os governo regionais sobre os atuais modelos de transporte aéreo.

Orçamento Participativo do Funchal com 37 propostas para meio milhão de euros
O Orçamento Participativo da Câmara Municipal do Funchal tem 37 propostas finais, que serão votadas até ao final do mês de junho e poderão receber um investimento total de meio milhão de euros, informou hoje o vereador da Cidadania.

O presidente da Câmara do Funchal afirma que os trabalhadores estão a perder direitos
A Câmara Municipal do Funchal cumpriu a tradição e assinalou ontem, dia 1 de maio, o Dia do Padroeiro da cidade, com a renovação do Voto a São Tiago Menor.

O governo da Madeira promete combate à precariedade laboral
O governo regional promete empenho no combate à precariedade laboral. A Secretária da Inclusão e dos Assuntos Sociais afirma que o governo tem sido um estímulo ao empreendedorismo e ao combate ao desemprego. Rubina Leal reconhece no entanto que o regresso de emigrantes representa um novo desafio para quem governa.

Rui Rio pede valorização das eleições autárquicas
Rui Rio pede aos partidos que valorizarem mais as eleições autárquicas, pela importância que o poder local tem na qualidade de vida das populações. O antigo presidente da câmara do Porto foi um dos oradores numa conferencia sobre poder local da universidade jota do PSD.

A câmara do Funchal aprova investimentos superiores a 5 milhões de euros
O arranque da primeira fase da ETAR e a construção do novo centro cívico e junta de freguesia do Imaculado Coração de Maria, são duas das obras aprovadas por unanimidade.

Chegada de helicópteros à Madeira também surpreendeu Governo da República
O secretário de Estado da Administração Interna garantiu ontem não ter havido "falta de respeito institucional" para com o Governo Regional da Madeira relativamente à chegada de dois helicópteros, uma situação que também surpreendeu o executivo da República.

Partidos duvidam da firmeza do governo e Albuquerque critica o presidente da Ryanair
Os partidos representados na Assembleia Legislativa da Madeira defenderam que o novo modelo de exploração portuária na região deve repercutir-se na vida dos madeirenses, baixando os custos dos bens e das mercadorias importadas.

Governo da Madeira diz não ceder a pressões em matéria de transportes
O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, assegura que o executivo insular "não cederá" a qualquer pressão em matéria de transportes ou operação portuária no arquipélago.

Alberto João Jardim – 37 anos de poder (7.º episódio)
O pedido de adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia foi feito em 1977 mas as negociações prolongaram-se até 1985. Nesse período o país conheceu 10 governos que mantiveram intensas conversações em Bruxelas e que foram acompanhadas de perto por Alberto João Jardim. Em 1985, o primeiro-ministro Mário Soares quer saber se as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores estavam interessadas em entrar no projeto Europeu. Alberto João Jardim não teve dúvidas e a 5 e junho de 1985 a Assembleia Legislativa Regional aprova a integração da região na Adesão de Portugal à CEE. Nesse mesmo ano Jardim ajuda a fundar a Assembleia das Regiões da Europa.