Numa nota divulgada, o secretário da Economia e Transportes Terrestres madeirense, o centrista Rui Barreto, diz que a vacinação destes profissionais "é fundamental, atendendo à importância do setor e à necessidade de o preparar para uma crescente retoma de alguma normalidade".
Rui Barreto e o secretário da Saúde, Pedro Ramos, acompanharam hoje a vacinação destes motoristas no centro instalado no Madeira Tecnopolo, no Funchal.
"No atual contexto económico, a vacinação dos motoristas transmite uma imagem de confiança para os utentes da Região e para quem nos visita, sendo uma mais-valia nesta fase da retoma", argumentou o governante insular.
A informação salienta que o executivo madeirense "decidiu integrar nos grupos prioritários do Plano Regional de Vacinação da covid-19 os cerca 520 motoristas que operam no setor dos transportes públicos, priorizando, por idade e por aqueles com maior contacto com o público".
Os motoristas de todos os operadores de transportes na Madeira — Horários do Funchal, SAM, Rodoeste, EACL e Moinho Rent-a-car — estão incluídos nesta fase de referenciação para a vacinação do plano regional, por serem considerados ‘serviços críticos’.
o governante madeirense sublinha que a decisão de priorizar este grupo de profissionais "contribui para a sua segurança" e a dos utentes dos transportes públicos.
A vacinação vem complementar as medidas de segurança em vigor, nomeadamente a redução da lotação dos autocarros para dois terços, a obrigatoriedade do uso de máscara a bordo, a desinfeção diária dos autocarros, a disponibilização de álcool gel à entrada e na cabine do motorista e ainda separadores acrílicos que garantem maior proteção aos trabalhadores.
O secretário regional realçou que "todo o processo de vacinação e monitorização dos utentes está extremamente bem organizado e a decorrer nas melhores condições".
Segundo os dados disponibilizados pelo Governo da Madeira foram administradas na Madeira 139.319 vacinas contra a covid-19 desde 31 de dezembro de 2020. Destas, 92.668 são primeira dose e 46.561 os que já têm segunda inoculação.
De acordo com os dados divulgados pela Direção Regional de Saúde, a Madeira registou hoje seis novos casos de covid-19, todos de transmissão local, e 41 doentes recuperados, contabilizando um total de 225 casos ativos.
O arquipélago conta com 225 casos ativos, 16 dos quais são casos importados e 209 de transmissão local, aponta a DRS, mencionando no boletim epidemiológico que estão internadas oito pessoas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, duas da quais os Cuidados Intensivos.
A região reporta 72 óbitos relacionados com a doença.