O chefe de Estado português vai chegar pelas 14:30 (13:30 em Lisboa) à Plaza Lídia Armengol, a praça do parlamento de Andorra, onde se vai encontrar com os copríncipes e com a ministra dos Negócios Estrangeiros do principado.
Depois de uma visita à sede do Governo de Andorra, Marcelo Rebelo de Sousa vai deslocar-se até ao Parque Central de Andorra-a-Velha, onde vai intervir, seguindo-se um convívio com portugueses residentes no principado.
O Presidente da República regressa depois a Lisboa para assistir às marchas populares de Santo António.
Marcelo Rebelo de Sousa iniciou as comemorações do 10 de Junho em Braga. No seu discurso, o chefe de Estado elogiou o povo português, “a arraia-miúda” que construiu Portugal e que se espalhou pelos oceanos e que “se desdobrou em dois” na independência do Brasil.
“É o povo português a razão de sermos o que somos e como somos, de sermos Portugal, viva o povo português, vivam os portugueses de ontem, de hoje e de sempre onde quer que façam Portugal. Viva o nosso querido Portugal”, declarou o chefe de Estado, na cerimónia militar comemorativa do 10 de Junho, na Avenida da Liberdade, em Braga.
Durante a tarde de sexta-feira, o Presidente da República viajou para Londres, para uma visita de dois dias, onde fez um elogio à comunidade portuguesa que vive no Reino Unido: “Depois de esta manhã, em Braga, em que centenas de milhares de portugueses, sobretudo do Minho, mas de todo o Norte, se reuniram para celebrar o Dia de Portugal, é impressionante que agora, aqui, em Londres, tenhamos aqui tantos portugueses da comunidade mais jovem que possuímos espalhada pelo mundo”.