"Estamos todos juntos, todos os órgãos de soberania, todos os portugueses, em torno do Plano de Recuperação e Resiliência e em torno daquilo que ele significa como oportunidade muito importante para o nosso país neste ano e nos próximos anos", disse Marcelo Rebelo de Sousa, na abertura de uma sessão com o Governo para fazer um ponto de situação do PRR, no antigo Picadeiro Real, junto ao Palácio de Belém, em Lisboa.
Numa curta declaração no início da apresentação, o chefe de Estado agradeceu ao primeiro-ministro esta segunda exposição sobre o PRR, agora que está "em plena execução".
Marcelo Rebelo de Sousa destacou que esta matéria "é de interesse nacional" e classificou a sessão como "um exemplo" de "solidariedade institucional" e de "solidariedade estratégica".
"A solidariedade institucional implica o haver uma cooperação em função de determinados objetivos, que são objetivos nacionais, em termos institucionais, estratégica porque aqui se vai mais longe. A ideia é que a estratégia corporizada no PRR e tudo o que o envolve tenha um sucesso nacional", defendeu Marcelo Rebelo de Sousa.
Após a intervenção do primeiro-ministro, haverá uma apresentação a cargo da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e depois a sessão passa a decorrer à porta fechada, sem a presença de jornalistas.
"A Presidência da República ouve atentamente e depois, sendo caso disso, colocará as questões, que serão respondidas pela mesa", indicou o Presidente.
Lusa