No boletim de voto constam 14 nomes mas só 11 são candidatos.
Os portugueses votam para escolher o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa.
Na presidência da República é a sexta eleição presidencial depois do 25 de abril. Um ato eleitoral que acontece de cinco em cinco anos.
Para estas eleições presidenciais, estão inscritos em todo o País, onze milhões, trinta e nove mil, seiscentos e setenta e dois eleitores. Olhando para o último ato eleitoral, ou seja, em 2021, há um aumento de 174 mil eleitores inscritos.
Só no Arquipélago da Madeira são 255 mil 653 eleitores que estão aptos a votar. Destes, 5 mil 648 são da Ilha do Porto Santo.
Olhando ao detalhe e por concelho, o Funchal é o município com mais eleitores inscritos: são 104 mil 181. Já o Porto Moniz surge na posição oposta, com o menor número, são apenas 3 mil 103 eleitores.
Quanto às freguesias, é no Funchal que se encontra a freguesia mais populosa e como tal com mais eleitores inscritos, segundo os números afixados. Em São Martinho devem votar 26 mil 556 eleitores, ao passo que na Freguesia das Achadas da Cruz, no Porto Moniz nem chegam aos 200 eleitores. São apenas 197 as pessoas aptas para votar este domingo.