"O PSD/Madeira felicita Marcelo Rebelo de Sousa pela sua reeleição no cargo de Presidente da República, numa vitória à primeira volta que espelha a vontade do povo português, povo esse que hoje deixou claro, mais uma vez, estar contra a esquerda extremista sem visão, sem princípios e sem valores existente em Portugal e cujos candidatos foram claramente derrotados", pode ler-se no comunicado emitido pelos sociais-democratas madeirenses.
No documento, o presidente da comissão política regional do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, argumenta que a abstenção neste ato eleitoral (56%) torna evidente "a vontade dos cidadãos em participarem e exercerem o seu direito ao voto, numa prova de cidadania que se regista como a maior vitória destas eleições".
O também presidente do Governo Regional da Madeira sustenta esperar do chefe de Estado agora reeleito que "assuma, neste segundo mandato, um papel mais ativo, responsável e decisivo na defesa do povo Madeirense".
Acrescenta que Marcelo Rebelo de Sousa, no atual enquadramento, deve "exercer as suas funções de Estado e de soberania para com todos os portugueses, de forma justa e equitativa, vivam estes no território continental ou nas Regiões Autónomas".
Miguel Albuquerque argumenta que esta reeleição deve ser "entendida enquanto oportunidade para o aprofundamento da autonomia que, mais do que nunca, é essencial ao futuro desta Região".
Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República nas eleições de hoje, quando faltam apurar os resultados de 53 freguesias, segundo os dados oficiais.