“Com esta aquisição, ficam adquiridos 76% da totalidade dos terrenos para a construção do novo hospital”, disse o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, o porta-voz da reunião semanal do executivo madeirense liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque (PSD).
O novo hospital da Madeira vai ocupar uma área total prevista de 171.318,04 metros quadrados.
A nova unidade vai ter uma capacidade total de 566 camas, 80 das quais nos cuidados intermédios e intensivos.
Jorge Carvalho adiantou que neste encontro, realizado na Quinta Vigia, a presidência do Governo Regional, no Funchal, foram também aprovadas quatro resoluções relacionadas com o apoio ao ensino particular na região, com um valor global de 82 mil euros.
Este apoio vem “reforçar as verbas previstas nos contratos de associação iniciais e permitindo assim que as entidades em causa disponham de meios para suportarem os encargos resultantes de atualizações salariais e outros encargos de funcionamento”.
Outra das deliberação foi a aprovação de uma resolução que estabelece as condições do acordo com o Clube de Golfe do Santo da Serra, um espaço que é propriedade da região, mas foi cedido à exploração de uma coletividade até 2026, com a atribuição de 1,6 milhões de euros.
Esta verba, dividida em 2019 (492 mil euros), 2020 (820 mil euros) e 2021 (328 mil euros), vai permitir a “reparação da rede de rega do campo, condição indispensável para que a concessão possa decorrer com normalidade”.
O texto das conclusões da reunião complementa que este “montante é inferior àquele que o Governo Regional teria desembolsado se tivesse mantido o Torneio Internacional de Golfe do Santo da Serra, que não se realizou nos últimos quatro anos também pelo estado de degradação a que chegou o campo”.
O governo insular autorizou ainda a concessão a título precário e gratuito de um prédio urbano à Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal, e a celebração de um contrato-programa de 6.000 euros com a Associação Banda Municipal da Ponta do Sol, da zona oeste da Madeira.
O objetivo deste contrato-programa é assegurar a sua participação no Encontro de Bandas Filarmónicas que decorre no próximo mês de agosto, em Mafra (distrito de Lisboa).
C/Lusa