"Este valor destina-se a apoiar a beneficiação, manutenção e reparação de viaturas e equipamentos de âmbito operacional, sendo essencial para que estas corporações possam dar continuidade ao trabalho prestado ao nível do socorro e da emergência naqueles concelhos", informou o executivo após a reunião.
O Governo Regional vai canalizar 18.200 euros para os Bombeiros Sapadores do Funchal, 11.300 euros para os Municipais de Machico e igual valor para os Municipais de Santa Cruz, concelhos localizados na zona leste da ilha da Madeira.
O executivo liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque deliberou, por outro lado, a celebração de um contrato-programa entre a Secretaria Regional de Educação e a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação no valor total de 140 mil euros, tendo em vista dotar a entidade de um fundo para o desenvolvimento das suas atividades.
O Conselho do Governo decidiu, ainda, autorizar 22 contratos-programa de Desenvolvimento Desportivo do Plano Regional de Apoio ao Desporto 2017/2018, num total de 274 mil euros.
O montante contempla apoio à competição (20,2 mil euros), deslocações (167,9 mil euros) e apoio à atividade desportiva (44,3 mil euros).
O executivo avançou também com a celebração de cinco contratos-programa de Desenvolvimento Desportivo do Plano Regional de Apoio ao Desporto 2018/2019, num total de 49,4 euros.
Outra deliberação foi a celebração de três contratos-programa com as casas do povo de Boaventura (zona norte), Fajã da Ovelha (zona oeste) e de Santo António (Funchal) para assegurar o funcionamento no ano de 2018, no valor total de 34,8 mil euros.
No caso da Casa do Povo de Santo António, foi também autorizado um contrato-programa no valor de 34,5 mil euros para apoiar investimentos na realização de obras de beneficiação da sede e na aquisição de equipamentos.
O Governo Regional decidiu, ainda, celebrar três acordos de cooperação entre o Instituto de Segurança Social da Madeira e a Associação de Solidariedade Social Crescer Sem Risco, a Mão Solidária – Associação de Apoio à Distribuição Alimentar e o Centro Social e Paroquial de Santo António, atribuindo uma comparticipação financeira global de 61,1 mil euros.
LUSA