"Vale cada cêntimo, porque as nossas estradas regionais não são as mais seguras do mundo, toda a gente tem essa noção", disse o governante, vincando que "são estradas difíceis, com desníveis significativos, com taludes enormes".
Amílcar Gonçalves visitou as obras de estabilização do talude sobranceiro à estrada do Palheiro Ferreiro, no Funchal, que foi substancialmente afetado pelo temporal de 20 de fevereiro de 2010, tendo-se verificado um conjunto de desprendimentos próximo de edificações.
De modo a garantir a estabilidade global do talude e a segurança de pessoas e bens, o executivo procedeu à modelação do mesmo numa extensão de cerca de 140 metros, bem como a pavimentação da plataforma rodoviária.
A empreitada custou 1,2 milhões de euros e foi financiada pela Lei de Meios, um mecanismo financeiro criado pelo Governo da República para suportar a reconstrução da ilha após o temporal de 2010, que provocou prejuízos na ordem dos 1.000 milhões de euros.
"As estradas regionais estão agora cada vez mais seguras e mais agradáveis de serem transitadas", afirmou Amílcar Gonçalves, realçando que o Governo Regional vai avançar em breve com quatro novas intervenções no Funchal, na Ponta do Sol e na Ribeira Brava (zona oeste da ilha) e em Santa Cruz (zona leste).
C/Lusa