O encontro reuniu todos os parceiros do consórcio e acontece numa fase decisiva do projeto, em que está a ser feita a transição da conceção para a implementação dos quatro demonstradores. Um dos quais, o demonstrador portuário, tem a coordenação técnica da APRAM.
Os demonstradores serão implementados em ambientes reais como ‘data centers’, edifícios comerciais, unidades industriais e infraestruturas portuárias, sendo os Portos da Madeira um dos principais laboratórios do projeto.
Durante esta reunião técnica em Bilbao, a APRAM partilhou os avanços no desenvolvimento do demonstrador, que será implementado em ambiente portuário, com o objetivo de testar e validar soluções de corrente contínua para melhorar a gestão energética.
Com um financiamento total de 11 milhões de euros, o Shift2DC reúne empresas tecnológicas, centros de investigação e instituições públicas de toda a Europa num total de 30 parceiros de 12 países: Alemanha, Bélgica, Espanha, Estónia, França, Países Baixos, Hungria, Itália, República checa, Suécia, Suíça e, claro, Portugal.