“A Madeira é a única região do país que não acompanha a tendência de crescimento de novos casos tal como está a acontecer no continente português”, lê-se na informação divulgada pelo gabinete do secretário regional da Saúde e Proteção Civil deste arquipélago.
A nota refere-se à avaliação da evolução do número de casos de covid-19 em Portugal, que consta do relatório de ‘nowcasting e forecastin’ hoje divulgado.
“O valor de índice de transmissibilidade R (t) é abaixo de 1, concretamente de 0,83” na região, salienta.
No mesmo documento, o executivo madeirense sublinha que este índice “significa que o risco de transmissibilidade é praticamente inexistente” neste momento no arquipélago.
O gabinete do secretário madeirense assegura que a região “mantém todo o processo de monitorização e de controlo da pandemia”, dando como exemplo o centro de rastreio à covid-19 que está montado no Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo.
“Esta monitorização e vigilância permite-nos afirmar que a variante indiana não existe, atualmente, na Madeira”, realça.
Outro dado destacado é que “os valores de RT hoje divulgados, com base nos dados reportados nos últimos 14 dias, são reflexos das medidas implementadas pelo Governo Regional”.
Em relação a estas medidas, enuncia, entre outras, a campanha de testagem massiva da população (teste rápido de antigénio a cada 15 dias num dos postos aderentes), a testagem dos alunos nas escolas da região e a campanha de vacinação contra a covid-19 que ultrapassou as 157 mil administrações.
O Governo da Madeira sublinha que os dados da covid-19 divulgados pela Direção Regional da Saúde permitem afirmar que “os 10 concelhos da região situam-se no risco baixo a moderado”, o que abrange “95% da população do arquipélago.
Apenas o concelho de Santana na costa norte da ilha se situa como sendo de “risco moderado”.
Em risco baixo a moderado (0-120) estão os concelho da Ponta do Sol; Funchal; Câmara de Lobos; Ribeira Brava; Machico; São Vicente; Santa Cruz; Calheta; Porto Santo e Porto Moniz.
Na Madeira foram diagnosticados oito novos casos de infeção por SARS-CoV2 e mais 17 doentes recuperados nas últimas 24 horas, havendo a reportar hoje 140 situações ativas, informou a Direção Regional da Saúde.
No boletim epidemiológico lê-se que “a região passa a contabilizar 9.493 casos confirmados de covid-19”.
A região mantém os 73 óbitos associados à doença, tendo a última morte ocorrido em 25 de maio.