O único candidato à presidência da JS-M leva ao congresso a moção "A Madeira à tua Maneira", que, segundo o próprio, vai "ao encontro das preocupações dos jovens e daquilo que os madeirenses anseiam, ou seja, uma região em que todos podem contribuir ativamente na construção do seu futuro, um futuro para todos".
Ao final da tarde de sábado, às 18:30, terá lugar o debate "Ganhar 2019 – A Madeira à Tua Maneira", que conta com a participação do candidato do PS-M à presidência do Governo Regional, nas eleições legislativas regionais de 2019, Paulo Cafôfo.
No domingo, a partir das 09:00, decorrem as votações para os órgãos regionais da JS-M e militantes honorários e de honra.
A sessão de encerramento do congresso está marcada para as 11:00 e conta com as intervenções do presidente honorário do PS-Madeira, Emanuel Jardim Fernandes, do presidente do PS-M, Emanuel Câmara, do secretário-geral da JS, Ivan Gonçalves, e do presidente da JS-M, Olavo Câmara, depois de reeleito para o seu último mandato.
Na sua moção de estratégia global, Olavo Câmara aponta linhas orientadoras em seis áreas que considera prioritárias: Emprego, Educação, Mobilidade, Habitação, Coesão Territorial e Mais Participação.
O responsável mostra-se preocupado com a taxa de desemprego na região, em particular de jovens, bem como com a elevada taxa de emigração, considerando que o Governo Regional deve dar prioridade a estas matérias.
Por outro lado, Olavo Câmara é defensor de uma educação gratuita, com propina zero e manuais escolares gratuitos, bem como de "uma educação de qualidade e virada para a sociedade e para as necessidades da Região Autónoma da Madeira".
No que se refere à mobilidade, o líder da JS-M defende a linha ferry entre a Madeira e o continente durante todo o ano, um modelo aéreo que satisfaça os madeirenses e uma aposta real nos transportes terrestres, propondo a criação de um passe combinado estudante, sub-25, de valor reduzido.
Programas de acesso à compra de primeira habitação e de arrendamento constituem outra das reivindicações de Olavo Câmara, assim como a coesão territorial.
O recandidato a líder da JS-M defende ainda mais participação dos jovens na política, na sociedade, nas causas públicas, na causa animal, nas alterações climáticas, nas questões de igualdade, nos centros de decisão política, como a criação de um orçamento participativo regional, uma maior descentralização administrativa, o regresso aos círculos concelhios, com um círculo corretor, e o aprofundamento da autonomia.
O congresso reúne mais de 120 participantes e tem como presidente da comissão organizadora a militante Marina Barbosa.
LUSA