Natural de Paredes, Manuel Pinho foi o cabeça de lista da coligação Nós, Cidadãos e o Partido Aliança, em 2021, mas não foi além dos 2,69% e 1.322 votos, ainda assim a terceira força política do concelho do distrito do Porto nessa eleição.
Falhado o entendimento para uma coligação com o candidato do PSD Mário Rocha, Manuel Pinho está apostado em resolver problemas “denunciados há quatro anos, como a questão do saneamento, que continuam por resolver” e que, enfatizou, “no século XXI é das coisas mais graves que se pode ter, as casas não terem saneamento básico, é um problema ambiental bastante grave”.
O candidato manifestou também preocupação “com o estado financeiro da autarquia”, assinalando que “um passivo de mais de 200 milhões de euros acaba por poder condicionar o futuro de qualquer autarquia, muito mais a de Paredes, porque os processos movidos à autarquia, que têm a ver com o saneamento, poderão condicionar o futuro do desenvolvimento do concelho”.
“Os graves problemas de mobilidade, numa cidade onde não há estacionamento e é caótico entrar ou sair de Paredes”, é outra das situações elencadas pelo candidato num concelho onde persiste “o maior rio poluído da Europa, que é o rio Ferreira, onde são largados dejetos e lamas”, acrescentou o candidato.
Com críticas, ainda, à “falta de transparência do executivo”, e ao facto, “ainda mais grave, de a população de Paredes ser das mais pobres da Área Metropolitana do Porto”, Manuel Pinho conclui que “algo está a falhar no desenvolvimento económico e social do concelho”.
“Vivemos num concelho infelizmente pobre, quando tinha tudo para ter melhor qualidade de vida, até pela indústria que tem, pelas potencialidades das empresas e que está muito próximo dos portos e tem uma centralidade ótima”, disse.
O executivo é composto por sete vereadores do PS e dois do PSD.
São candidatos em Paredes o atual presidente da câmara, Alexandre Almeida (PS), o empresário e antigo vice-presidente da Câmara de Paredes Mário Rocha (PSD), o sociólogo José Moreira (CDU) e o consultor de comunicação e marketing Manuel Pinho (movimento Juntos por Paredes e JPP)
As eleições autárquicas vão decorrer a 12 de outubro.
Lusa