A palavra de esperança é transmitida na Mensagem de Natal, de José Manuel Rodrigues, dirigida aos Madeirenses e Porto-santenses.
“Estamos a atravessar um dos períodos mais difíceis da nossa vida coletiva”, começa por referir o Presidente do primeiro órgão de Governo próprio da Região, adiantando que já existem “sinais de retoma”. Aos cidadãos pede confiança “na ciência, na vacinação e na testagem para travar a propagação” da Covid-19.
O Presidente do Parlamento madeirense lembra que no próximo ano “vamos receber verbas significativas do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Vamos receber montantes elevados do quadro financeiro plurianual europeu. Com essas verbas vai ser possível recuperar ainda mais a nossa economia, criar emprego mais qualificado e combater a pobreza e as desigualdades sociais”.
Ainda assim José Manuel Rodrigues mostra-se preocupado com os “madeirenses que trabalham e que ao fim do mês não dispõem dos rendimentos necessários para fazer face às suas despesas mínimas”. Defende por isso uma melhor compensação para “quem trabalha” e mais rendimento para as famílias, através de uma melhor distribuição daquilo que já existe e da criação de mais riqueza, “para que ela possa ser distribuída de forma socialmente mais justa e possamos ter uma sociedade mais harmoniosa, mais equilibrada”, vincou na mensagem dirigida nesta época natalícia.
“Vamos ter esperança de que 2022 seja o ano da recuperação económica, o ano em que vamos coser aquilo que se rompeu no tecido social. A esperança que também nos é trazida com o nascimento do Salvador, que assinalamos em cada Natal”, concluindo com votos de Boas Festas a comunicação dirigida a todos os cidadãos residentes no arquipélago da Madeira.