"Queremos um comércio seguro, uma cidade segura, daí que vamos ter, durante uma semana, equipas conjuntas da PSP, Câmara municipal e da Associação de Comércio e Indústria que irão percorrer todas as lojas comerciais naquilo que é uma ação de prevenção de boas práticas que todos devem assumir, porque consideramos que com comerciantes seguros teremos uma cidade segura", explicou Paulo Cafôfo.
O projeto é feito em parceria com a ACIF e a PSP que, em conjunto, entregarão "a todos os comerciantes um desdobrável em papel, com as equipas a desenvolverem, no local, a mensagem respetiva às boas práticas de segurança que constam do desdobrável".
Paulo Cafôfo destacou que uma das preocupações do executivo camarário tem sido melhorar a segurança do comércio.
"Nós queremos um comércio seguro. Temos tido uma grande preocupação não só com a segurança, mas com a revitalização do próprio comércio da cidade do Funchal e esta é uma das medidas inseridas nesse programa", disse.
Garantiu que atualmente o comércio é seguro, mas para garantir que essa segurança seja sustentável e perdure é preciso "não facilitar".
De acordo com a informação dada pela autarquia, os conselhos aos comerciantes são da mais variada ordem, destacando três questões centrais: "a videovigilância, as grades e os fechos duplos nas portas e janelas, e o alarme, com o especial cuidado de se anunciar que ele existe".
Deixa ainda "recomendações a respeito de cofres, chaves e arrumação de prateleiras e produtos no espaço da loja".
C/ LUSA