De acordo com o boletim conjunto da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o Rt é de 0,93 em Portugal continental e ilhas e de 0,92 quando considerado apenas o continente.
No que respeita à incidência de novos casos de infeção com SARS-CoV-2, os dados revelam que esta situa-se nos 66,8 casos por 100.000 habitantes se for considerado apenas o continente.
A incidência refere-se ao número de novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
No último boletim, em 24 de março, Portugal registava uma incidência de 77,6 novos casos de infeção com SARS-CoV-2 por 100.000 habitantes e um Rt de 0,91.
O índice de transmissibilidade tem vindo a crescer gradualmente enquanto a incidência tem registado uma descida.
Estes indicadores são os critérios definidos pelo Governo para a avaliação contínua do processo de desconfinamento iniciado em 15 de março.
Em 11 de março, na apresentação do plano de desconfinamento, o primeiro-ministro, António Costa, avisou que as medidas da reabertura serão revistas sempre que Portugal ultrapassar os “120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias” ou sempre que o Rt – o número médio de casos secundários que resultam de um caso infetado pelo vírus – ultrapasse 1.