“O secretário-geral sempre considerou Starmer um colaborador muito fiável e valorizou enormemente a colaboração que manteve com ele durante o seu mandato”, disse aos jornalistas o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric.
Starmer anunciou a demissão como líder do Partido Trabalhista e como primeiro-ministro, depois de reconhecer que tinha perdido a confiança do seu grupo parlamentar para continuar a governar.
Espera-se que o novo líder do Partido Trabalhista e primeiro-ministro britânico assuma o poder em setembro, antes do reinício das sessões do Parlamento britânico, ou mesmo antes disso, caso haja apenas um candidato.
Até lá, Starmer vai permanecer no cargo.
O secretário-geral da ONU deve chegar hoje a Londres para participar na Semana de Ação Climática, onde na terça-feira vai proferir um discurso sobre clima e energia.
O antigo primeiro-ministro português tem ainda previsto reunir-se com a ministra dos Negócios Estrangeiros britânica, Yvette Cooper.
Lusa