O Governo da Madeira assegurou hoje que pretende lançar o concurso para a construção do novo hospital do arquipélago até final do ano, mas continua a aguardar ser "convocado" pelo executivo da República para delinear o modelo de financiamento.
"Estamos em condições de lançar o concurso até final do ano. Temos as expropriações em curso e temos também em excelente andamento a elaboração do projeto de arquitetura do hospital central da Madeira", declarou o secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus madeirense, Sérgio Marques, numa conferência conjunta com os titulares das pastas das Finanças e da Saúde do executivo insular.
Por seu turno, o secretário das Finanças e Administração Pública, Rui Gonçalves, recordou que a candidatura da construção do hospital a projeto de interesse comum foi apresentada ao Ministério das Finanças em junho de 2016.
O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, considerou que o preço da nova unidade hospitalar está "bem calculado" e indicou que tem um valor de construção (sem IVA, equipamentos ou expropriações) avaliado em 195 milhões de euros para 558 camas, que disse ser "manifestamente inferior" em comparação com os previstos para os projetos dos hospitais Oriental Lisboa (346 milhões de euros-825 camas) e Évora (167 milhões de euros-351 camas).