O Governo Regional da Madeira vai injetar 3,8 milhões de euros em quatro sociedades de desenvolvimento e aumentar o capital social destas, revela hoje o Jornal Oficial da Região (JORAM).
O executivo liderado por Miguel Albuquerque argumenta que "qualquer acionista pode fazer empréstimos à sociedade de que careça, nos termos legalmente estabelecidos" e, como a região é a única acionista, os empréstimos ficam autorizados.
Em quatro resoluções distintas, são injetados 1,6 milhões de euros na Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento, 1,2 milhões de euros na sociedade Ponta do Oeste – Sociedade de Promoção e Desenvolvimento da Zona Oeste da Madeira, 322 mil euros na Sociedade de Desenvolvimento Porto Santo e 684 mil euros na Sociedade de Desenvolvimento do Norte da Madeira.
Em conjunto, o valor ascende aos 3,8 milhões de euros, em resoluções tomadas no dia 24 de novembro, no Conselho de Governo, mas que não foram comunicadas no final da reunião.
Em outras quatro resoluções, o governo madeirense autoriza ainda aumentos do capital social destas sociedades, que ficarão com um capital global de 288 milhões de euros.
Alega que "este aumento de capital" é "fundamental para assegurar um adequado equilíbrio financeiro da empresa, com vista à prossecução dos fins públicos que estão subjacentes aos seus fins sociais".
C/ Lusa