Esta renovação, referiu o governante no parlamento regional, deve ser concertada “com o Governo da República e as entidades de Bruxelas”.
Na sua opinião, se a Madeira "não for competente e decidida, se não agir por antecipação, corre o risco nos próximos anos não ter garantidas as atuais quotas de pescado e, por via disso, nenhuma decisão para a renovação da frota pesqueira".
Teófilo Cunha, um dos dois secretários regionais do CDS-PP que integram o executivo do arquipélago, liderado pelo PSD, falava na discussão, na especialidade, da proposta de Orçamento Regional para 2020, um documento que, sublinhou, responde "às necessidades mais prementes" das populações, dos trabalhadores e das empresas dos setores que tutela.
O documento, que totaliza 13 milhões de euros para esta secretaria, é "realista, coerente e transparente", referiu.
Três milhões de euros estão reservados para a reabilitação da Lota do Funchal, a inaugurar em julho deste ano no âmbito de um projeto global de 5,5 milhões de euros, e 1,5 milhões para a do Caniçal, enquanto 250 mil euros são relativos à modernização do Centro de Marinacultura da Calheta.
Segundo o governante, a região está em condições de disponibilizar ao mercado o seu camarão, visto ter a possibilidade de capturar entre 10 e 15 toneladas anualmente.
Desta forma, "abre-se mais uma janela de oportunidade para aumentar o rendimento dos pescadores e de todos os agentes do setor", tratando-se de “um produto ‘gourmet’ de excelência de grande qualidade e de elevado valor comercial”.
Téofilo Cunha apontou que o Governo Regional está focado em criar "mais oportunidades de emprego" e em levar para o mar "pessoas qualificadas".
O responsável pelas Pescas recordou, por outro lado, que a Madeira "foi pioneira" há 20 anos na investigação da aquacultura em mar aberto em Portugal, mantendo-se esta uma das prioridades do Governo Regional.
"As vendas de 2019 da piscicultura renderam 5,5 milhões de euros", acrescentou, mencionando que o setor garante 30 postos de trabalho diretos e cerca de 80 indiretos.
C/Lusa