Realizou-se esta manhã, 18 de janeiro, no Salão Nobre da Vice-Presidência do Governo Regional, a assinatura do memorando de entendimento entre o Governo Regional e as associações representantes dos Industriais de Táxi na Região.
Na ocasião, estiveram presentes em representação do Governo Regional, o vice-presidente do Executivo, Pedro Calado, e o Secretário Regional da Economia, Rui Barreto. A representar os motoristas de táxi, participaram quatro associações representantes do setor: a AITRAM, a TAXISRAM, a ASAT e a CPPME.
De referir que, das quatro associações presentes, só três assinaram o memorando, ficando de fora a CPPME.
O documento assinado entre as diversas partes visa viabilizar a cooperação técnica e financeira entre o governo e os representantes dos táxis, assegurando a concessão de um apoio financeiro aos profissionais do setor que exerçam atividade na Região.
Através deste acordo, o Governo Regional pretende acautelar a proteção social dos trabalhadores que se encontrem impedidos do exercício da sua atividade profissional devido à pandemia, mitigando, desta forma, situações de crise empresarial e prevenindo o risco imediato de perda de emprego, através da criação de um apoio financeiro no valor equivalente a um IAS por cada trabalhador (438,81 euros), incluindo gerentes e sócios-gerentes.
Para o efeito, será celebrado um contrato-programa destinado a conceder a cada uma das associações uma comparticipação financeira, dotando dos meios financeiros necessários à concessão dos apoios. O apoio complementar vai abranger cerca de 1.900 motoristas de táxi de toda a Região Autónoma da Madeira.