A Câmara Municipal do Funchal decidiu hoje lançar o concurso público para dois projetos de consolidação de escarpas sobranceiras a estradas que foram afetadas pelos incêndios de agosto de 2016, anunciou o presidente da autarquia.
"Até setembro teremos todas estas obras no terreno", disse Paulo Cafôfo, após a reunião do executivo camarário, explicando que os projetos serão financiados pela União Europeia, no âmbito do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
O autarca realçou que existem 24 milhões de euros disponíveis para a execução deste tipo de obras na Região Autónoma da Madeira, nomeadamente no concelho do Funchal, que foi o mais afetado pelos fogos de agosto de 2016, onde morreram três pessoas e os prejuízos materiais foram avaliados em 157 milhões de euros.
"Estes são mais dois projetos que vêm ao encontro da normalização e diminuição dos riscos na cidade do Funchal", vincou Paulo Cafôfo.
O executivo camarário aprovou, por outro lado, a realização de uma convenção internacional nos dias 11 e 12 de maio, no âmbito do programa Smart Cities, designado Smart Funchal 2017. Trata-se de um evento relacionado com o turismo e com o desenvolvimento de soluções urbanas inovadoras.
"Esta cimeira pretende que o nosso destino – o Funchal – se adapte aos novos tempos, pois as Cidades Inteligentes já não são apenas uma moda, mas uma realidade", disse Paulo Cafôfo, realçando que o objetivo é desenvolver uma estratégia em que as novas tecnologias traduzam um valor acrescentado para a região.
LUSA