A Câmara Municipal do Funchal vai apoiar com 39 mil euros a edição deste ano da Tourism Ideation Week, evento que percorre 12 cidades do país, com o objetivo de debater assuntos ligados ao turismo, informou hoje a autarquia.
"Somos uma região com mais de 200 anos de turismo, temos já um capital de bem-fazer, bem acolher, bem promover a nossa terra, mas precisamos de inovar, precisamos de inspiração, de coragem, de empenho, de empreendedorismo, de criatividade", disse o presidente da Câmara, Paulo Cafôfo, após a reunião do executivo camarário.
O subsídio atribuído à Tourism Ideation Week, uma iniciativa que tem como parceiros a Fábrica de Starups, o Turismo de Portugal, o Expresso e o JM-Madeira, foi aprovado por unanimidade, num executivo composto por seis vereadores da coligação Confiança (PS/BE/JPP/PDR/Nós, Cidadãos!), que lidera a autarquia, quatro do PSD e um do CDS-PP.
"Estamos a falar de discutir ideias e negócios ligados ao turismo e é isso que queremos fazer aqui, até porque temos talentos, temos jovens qualificados que queremos que se fixem na sua terra", afirmou Paulo Cafôfo, explicando que o evento decorre em várias fases, sendo que a primeira – um debate sobre inovação e perspetivas para o setor – ocorre no dia 23 de novembro.
A Câmara Municipal do Funchal aprovou, por outro lado, a concessão do Café do Teatro, um dos mais emblemáticos da capital madeirense, à empresa que já era responsável pela sua exploração, aumentando, no entanto, a renda de 1.900 para 6.500 euros mensais por um período de 15 anos.
"O concurso obrigava, também, a um investimento mínimo de 100 mil euros na renovação do espaço e à criação de 10 postos de trabalho", vincou Paulo Cafôfo, explicando que o preponente poderá agora iniciar os trabalhos de requalificação do café, anexo ao Teatro Municipal Baltazar Dias.
Esta deliberação foi aprovada com os votos favoráveis da coligação Confiança. O PSD votou contra e o CDS-PP absteve-se.
LUSA