O deputado Francisco Gomes, eleito pelo Chega para a Assembleia da República, enviou uma nota de imprensa a afirmar que o aumento do número de violadores detidos em Portugal está diretamente ligado ao que diz ser “a imigração descontrolada”, acusando o governo e o presidente da República de fecharem os olhos ao que, na sua opinião, é uma ameaça à segurança pública e à estabilidade social do país.
O parlamentar do Chega associa o aumento da emigração ao número de violadores detidos em Portugal depois de consultar os dados divulgados pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que revelam que os reclusos condenados por crimes de violação nos 49 estabelecimentos prisionais portugueses passaram de 131 para 196.
“Escancaramos o país a gente que não respeita a nossa cultura, não quer se integrar e não quer trabalhar. Vem para Portugal para viver à custa de subsídios e cometer crimes hediondos. Este aumento de violadores é prova disso e não vamos deixar passar”, uma declaração polémica do deputado Francisco Gomes, do Chega.