O Parque Temática da Madeira, em Santana, está a oferecer todas as tradições da “Festa” madeirense, desde as missas do parto, a elaboração da tão tradicional lapinha, missa do galo, as romagens, e ainda, apresentaram todas as iguarias e sabores de um natal bem madeirense.
O evento é uma verdadeira viagem aos tempos de outrora, visto que, reviveram, no novo aldeamento do Parque Temático da Madeira histórias e vivências que muitas delas já estão ausentes na vida dos madeirenses.
De forma a assinalar o trabalho feito, o Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, e a presidente do Conselho de Administração das Sociedades de Desenvolvimento, Nivalda Gonçalves, estiveram ontem à tarde no Parque Temático da Madeira.
Altura para o governante se inteirar do projeto de reconversão, no valor de cerca de 1,5 milhões de euros e que teve como principal objetivo a valorização desta infraestrutura, contribuindo para a proteção, promoção e desenvolvimento do património cultural, valorização da beleza natural da Região, bem como, para a qualificação dos elementos diferenciadores, melhorando as condições de rentabilidade do espaço e otimizando a exploração deste grande recurso turístico e cultural.
Este projeto, do Instituto de Desenvolvimento Regional – 85% de comparticipação de fundos comunitários – abrangeu diversas vertentes, como obras de valorização das atrações existentes, criação novos espaços, aquisição de equipamentos, vídeos e ainda o lançamento de uma nova estratégia de promoção e divulgação do património natural e etnográfico.
Em relação à valorização do espaço, foi reforçada a presença da identidade madeirense, com a apresentação de quatro casas típicas de Santana, um moinho do Porto Santo, a criação de rotas etnográficas (por exemplo, do trigo e vimes), recriação das profissões tradicionais, confeção de iguarias tradicionais e a possibilidade de participação do visitante nas tarefas diárias de outrora.
Atualmente estão a ser revitalizados os pavilhões com a introdução de novas atrações e conteúdos, entre os quais a criação de uma sala polivalente, revitalização dos ateliês, reconversão do pavilhão nº 4 numa atração infanto-juvenil, revitalização dos pavilhões 1 e 2, lançamento de uma nova viagem fantástica e ainda a criação de um roteiro de flores.
“O Governo Regional apostou neste projeto de reconversão do Parque Temático da Madeira por reconhecer o grande valor desta infraestrutura em termos culturais, como forma de divulgar os nossos costumes e tradições, não apenas aos turistas, como também aos madeirenses e porto-santenses, que diariamente visitam este local”, referiu Pedro Fino.
Recorde-se que as entradas nas áreas comuns do Parque Temático da Madeira passaram a ser gratuitas desde outubro de 2018, precisamente para atrair mais visitantes a este espaço de excelência no concelho de Santana.