Nascido em 1932, em São Jorge, numa família de professores, António Ribeiro Marques da Silva licenciou-se em 1959, após cumprir serviço militar com passagem por Goa. Concluído o estágio pedagógico, começou a dar aulas, inicialmente em Lisboa e mais tarde no Funchal, na Escola Industrial e Comercial, tendo desempenhado funções ainda como orientador pedagógico e diretor da escola, funções que desempenhou também mais tarde na Escola Gonçalves Zarco.
Em 1980, concluiu o Curso Superior de Pintura pelo Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira, tendo sido Diretor Regional dos Assuntos Culturais, entre 1980 e 1982.
Foi deputado à Assembleia da República pelo Partido Socialista, entre 1991 e 1995.
Foi colunista em vários órgãos de comunicação da Região, mantendo também colaborações com revistas culturais de destaque.
Distinguiu-se ainda na área das Letras, deixando um acervo significativo de obras próprias e traduzidas. Em 2004, publicou em conjunto com o professor Jorge Ribeiro Marques da Silva, seu irmão, o livro Aeroporto da Madeira – Intervenções Artísticas. Mais tarde, em 2008, publicou um conjunto de notas traduzidas intitulado “Passaram Pela Madeira”, inserida nas comemorações do Funchal 500 Anos.