O Boletim Oficial do Estado (correspondente ao Diário da República) publica hoje uma resolução que segue a recomendação do Conselho Europeu de 30 de junho passado sobre a restrição temporária deste tipo de viagens aéreas para a UE e o possível levantamento de tais limitações.
Além dessas restrições, até 31 de maio, os viajantes provenientes, com ou sem escalas, da Índia, Brasil, África do Sul, Botswana, Comores, Gana, Quénia, Moçambique, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe, Perú e Colômbia só poderão entrar em território espanhol se forem residentes em Espanha ou em Andorra.
Por outro lado, o último prolongamento aprovado para a introdução de controlos com restrições na fronteira terrestre com Portugal termina sábado e não foi renovado.
Madrid coordenou assim com Lisboa a abertura das suas fronteiras, depois de ter sido anunciado na quinta-feira na capital portuguesa que a fronteira terrestre com Espanha, fechada desde janeiro devido à pandemia de covid-19, será reaberta ao tráfego normal este sábado.
Esta medida faz parte da última fase do plano de desconfinamento de Portugal, que avança a partir deste sábado graças à tendência positiva registada pela pandemia em Portugal.