O Presidente da República tem defendido que o desenvolvimento económico e social de Portugal passa por um regresso do País ao mar e foi isso mesmo que deixou bem vincado durante as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se realizaram na Madeira, em Junho de 2021.
Em todas as intervenções que fez, Marcelo Rebelo de Sousa instigou o Governo da República a trabalhar em parceria com as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, por entender que os dois arquipélagos garantem a Portugal “uma dimensão Atlântica” que faz do País a terceira maior zona marítima da Europa e a 10.ª do mundo.
Desde que a direção regional do Mar passou a coordenar a rede regional de Escolas Azuis na Madeira, há cerca de um ano, o projeto ganhou apoios e parceiros, entre os quais municípios, FNAC e Delta Cafés.
O “Alto Patrocínio” do Presidente da República é recebido como “um gesto de reconhecimento da importância deste programa educativo, que afirma o trabalho contínuo de promoção da Literacia do Oceano na comunidade escolar, para criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano”.
O “Alto Patrocínio” do Presidente da República tem como objetivo “promover, incentivar e mobilizar o país e os cidadãos perante os desafios e oportunidades que se colocam no caminho de Portugal”.
O programa promove aprendizagens fora do contexto da sala de aulas, com aulas práticas no exterior das escolas e no mar, realização de desportos náuticos, limpeza das parias e apadrinhamento de praias, tendo como lema aliciar o gosto por aprender a aprender, aprender a ser, aprender a estar e aprender a fazer.
O objetivo é aproximar as escolas, municípios, entidades públicas e privadas do mar, conferindo-lhes uma responsabilidade social, em defesa da sustentabilidade e biodiversidade dos oceanos. Os estabelecimentos de ensino que aderem ao projeto recebem a Bandeira Escola Azul, conferindo-lhes o estatuto de escolas formadoras da geração azul.