O Presidente da Câmara Municipal do Funchal explicou que todas as candidaturas, orçadas num valor global de 8,7 milhões de euros, foram aprovadas no âmbito do PO SEUR. Paulo Cafôfo afirma que esta é "uma excelente notícia para a Câmara do unchal e para os funchalenses, a começar o ano.
Foram, neste caso, cinco candidaturas, que vão contemplar a consolidação de seis escarpas, intervenções que terão lugar ainda este ano, na sequência dos prazos legais previstos em termos de concurso público, que será lançado em março."
As escarpas em questão situam-se na Rua 5 de Outubro, no acesso ao Bairro dos Moinhos; na Estrada Comandante Camacho de Freitas, entre o Encontro e a zona da Fundoa, e, na mesma rua, na margem oposta, junto à Socipamo; no talude do Caminho dos Tornos; no Cabeço dos Lombos, no Monte; e na Rua Dr. Pestana Júnior, junto aos antigos armazéns da Autarquia.
Note-se que estas foram escarpas afetadas nos incêndios que assolaram o concelho no verão de 2016. Logo no rescaldo do sucedido, a CMF avançou com uma pré-consolidação das mesmas, investindo um milhão de euros vindo diretamente do orçamento municipal, para garantir o mais rapidamente possível a segurança de pessoas e bens. De acordo com a Câmara Municipal do Funchal, com a consolidação definitiva, uma intervenção posterior, de carácter mais complexo e durável, este desiderato ficará agora assegurado.