O CDS-PP/Madeira anunciou hoje que vai entregar uma proposta no parlamento regional, recomendando ao Governo da Madeira para se candidatar a mais verbas da União Europeia para a reabilitação urbana.
Segundo o deputado regional do CDS-PP Roberto Rodrigues – que falava na freguesia do Monte, Funchal, um dos locais afetados pelos incêndios deste mês de agosto -, essa é uma das propostas a serem entregues, no mês de setembro, na Assembleia Legislativa, com vista a minimizar os efeitos de catástrofes semelhantes aos fogos ocorridos na segunda semana de agosto.
O deputado madeirense acrescentou ser fundamental para os núcleos urbanos da Região terem uma recuperação dos seus edifícios e "um milhão de euros, que é o que está candidato para 2016, é extremamente insuficiente".
A discussão sobre o Plano de Ordenamento da Madeira (POTRAM) é outra iniciativa recomendada, sublinhou Roberto Rodrigues, acrescentando que "é importante que se criem planos da ordem costeira, tendo em conta a importância turística que o mar tem para a Região", explicou o deputado centrista.
Outra proposta do CDS-PP/Madeira vai no sentido da criação de um observatório da paisagem na Madeira.
O CDS-PP apresentará ainda um conjunto de medidas de combate à desertificação dos concelhos rurais da ilha e medidas recuperação e preservação da agricultura familiar, "para que não haja terrenos baldios, nem abandonos desses".
"Essas terras, que são agrícolas por natureza, devem assim continuar, não só para minimizar os efeitos de eventuais catástrofes, mas também pela imagem que queremos vender lá para fora", disse Roberto Rodrigues.
Os incêndios que assolaram a Madeira na segunda semana de agosto provocaram três mortos, centenas de desalojados e deslocados e prejuízos em bens públicos e privados avaliados pela Câmara Municipal em cerca de 61 milhões de euros.
C/Lusa