"Esta é a primeira das seis escarpas que estão a ser intervencionadas a ficar concluída", disse o presidente da autarquia, Miguel Gouveia, junto ao Bairro dos Moinhos, na Rua 5 de Outubro, à entrada da cidade, onde foram executadas obras no valor de 577 mil euros.
Paralelamente, ficou também hoje concluída a intervenção na escarpa no Cabeço dos Lombos, na freguesia do Monte, zonas altas do concelho, num investimento de 377 mil euros.
No total, as obras nos seis taludes representam um investimento de 7 milhões de euros, financiado em 85% pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
"Neste momento, estão ainda a ser intervencionadas duas escarpas na Estrada Comandante Camacho de Freitas e uma no Caminho dos Tornos [zonas altas do concelho]", explicou Miguel Gouveia, vincando também os trabalhos em curso na escarpa a Rua Pestana Júnior, uma importante via de entrada e saída na cidade.
No caso do Bairro dos Moinhos, onde o presidente da autarquia se deslocou, a consolidação compreendeu cerca de 10 mil metros quadrados de escarpa, com a instalação de 410 pregagens e 3.500 metros quadrados de rede.
A Rua 5 de Outubro e uma via pedonal paralela fica agora dotada de melhor segurança e, por outro lado, os terrenos agrícolas junto à escarpa foram devolvidos aos proprietários.
C/ LUSA