A Câmara Municipal do Funchal vai apoiar este ano as dez juntas de freguesia do concelho com 1,4 milhões euros, na sequência de acordos de execução e contratos interadministrativos de delegação de competências hoje assinados.
"Estes acordos são fruto de um trabalho de negociação e articulação entre o executivo e as respetivas juntas de freguesia. Nada foi imposto, tudo foi acordado de uma forma exemplar", afirmou o presidente da autarquia, Paulo Cafôfo, numa cerimónia em que participaram representantes das dez autarquias locais do Funchal.
A verba disponibilizada pela Câmara Municipal regista um aumento de 250 mil euros em relação a 2015 e será distribuído pelas juntas com base na área e na população residente de cada uma, privilegiando o investimento em cinco áreas: apoio social, obras em veredas e caminhos pedonais, ensino e escolas, limpeza de veredas, becos, entradas e travessas e apoio à cultura.
"As juntas de freguesia são a essência do poder local, são quem mais facilmente consegue resolver os problemas, porque são quem tem melhor conhecimento da realidade e do contexto onde estão inseridas as populações", disse Paulo Cafôfo.
O autarca realçou, por outro lado, que o executivo municipal tem confiança em todas as juntas de freguesia, independentemente da cor e das questões político-partidárias.
A Câmara Municipal do Funchal é liderada pela coligação Mudança (PS, BE, PTP, MPT e PAN), que derrotou o PSD nas eleições autárquicas de 2013.
Das dez freguesias que compõem o concelho, cinco são governadas pela coligação Mudança e as outras cinco pelo PSD.