A Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) aprovou hoje a criação da carreira especial de rocheiro, da Direção Regional de Estradas na Madeira, onde, apesar do caráter acidentado do território, existem apenas dois profissionais para 741 quilómetros quadrados.
A necessidade da criação da carreira especial de rocheiro (designação dada na região aos trabalhadores que limpam escarpas, encostas e taludes) emergiu na sequência dos fogos que atingiram a Madeira, em particular a cidade do Funchal, na segunda semana de agosto de 2016 e que debilitaram as encostas e tornaram mais propensas as derrocadas.
Entre as várias funções dos rocheiros figuram a limpeza, correção e escavação de taludes em altura com recurso a técnicas de acesso e de posicionamento por cordas; a execução de trabalhos de limpeza, reparação e conservação das estradas regionais; e a colaboração em atividades de proteção civil.
O diploma foi aprovado com os votos favoráveis pelo PSD, CDS, PS, BE e deputado independente (ex-PND) e a abstenção do JPP, PCP e BE.
O parlamento regional votou ainda, por unanimidade, três votos de congratulação – PSD, PS e JPP – pela eleição de António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas.