Os assentos vão ser distribuídos por cinco partidos. Mas quantos deputados elegeu cada um deles?
Os assentos na Assembleia Legislativa da Madeira estão distribuídos, mas a composição do novo Governo Regional continua por decidir.
Os madeirenses decidiram e 56.448 eleitores deram a vitória ao PSD. Os sociais-democratas perderam maioria absoluta e, se quiserem governar, vão ter de aliar-se a um partido da oposição. O partido tinha 24 deputados e desta vez só conseguiu eleger 21.
Em comparação com as últimas eleições legislativas regionais, realizadas em 2015, o PSD perdeu 121 votos, e, consequentemente, três (essenciais) deputados.
Este ano o PS entrou na corrida sozinho – nas últimas eleições concorreu em coligação (PS-PTP-PAN-MPT) – e conseguiu mais 36.633 novos eleitores face a 2015. Feitas as contas, foi o suficiente para somar treze deputados aos seis da últimas legislatura.
O CDS também perdeu. Votos e quatro deputados. Os centristas deixaram de ser a segunda maior força política na Região, posto que ocupavam desde as últimas eleições regionais com sete deputados eleitos.
Ilha (quase) cor de laranja
O PSD ganhou em sete dos onze concelhos do Arquipélago. As exceções foram as vitória do PS no Funchal, em Santa Cruz, em Machico e no Porto Santo.
O concelho que mais confiou nos sociais-democratas foi a Calheta, com 56,29% dos votos para o PSD.
No Porto Santo o cenário foi inverso. Os portossantenses deram a vitória ao Partido Socialista com mais de 50% dos votos.