A eurodeputada Sara Cerdas endereçou esta manhã uma pergunta à Comissão Europeia sobre o apoio para a renovação da frota do peixe-espada preto na Região Autónoma da Madeira.
Na missiva a eurodeputada alerta que “os armadores destes barcos infelizmente não dispõem de meios financeiros suficientes para empreenderem uma modernização efetiva deste segmento da frota, com novas e adequadas embarcações” e que “a renovação deste tipo de embarcações iria possibilitar melhores condições de segurança e de performance. Iria igualmente permitir uma modernização das embarcações, contribuindo para uma maior sustentabilidade ambiental”.
Neste sentido, Sara Cerdas apela à necessidade de se reintroduzir o apoio à renovação da frota do peixe-espada preto no âmbito do próximo orçamento comunitário, questionando se “a Comissão Europeia pondera a reintrodução do apoio à renovação da frota do peixe-espada preto no âmbito das alocações do Quadro Financeiro Plurianual 21-27”.
A eurodeputada alertou ainda para o facto de o apoio à renovação destas embarcações salvaguardar os postos de trabalho dos pescadores e armadores, e ao mesmo tempo garantir a segurança dos mesmos e uma maior sustentabilidade ambiental e performance das embarcações.