Já começaram os preparativos para a consolidação da escarpa que ontem desabou no Complexo Habitacional “Nova Cidade”, em Câmara de Lobos.
De acordo com a informação apurada pela RTP, trata-se de um trabalho que obriga à realização de estudos técnicos e uma intervenção em termos de engenharia civil.
Todo o maciço rochoso vai ser consolidado. As obras vão durar cerca de dois meses.
A derrocada de grandes dimensões aconteceu, ontem por volta das 7:30 da manhã, nas traseiras do bloco de apartamentos de habitação social.
Após uma reunião com os técnicos do Laboratório Regional de Engenharia Civil, do Serviço de Proteção Civil da Madeira, da empresa pública Investimentos Habitacionais da Madeira e da câmara de Câmara de Lobos foi decidido retirar os moradores da zona atingida pela queda de pedras.
Nove famílias, num total de 38 pessoas, estão realojadas temporariamente no centro comunitário do bairro.
"Houve danos em algumas habitações, sobretudo no rés-do-chão e no primeiro andar. No interior, não", explicou Pedro Coelho, presidente da câmara, vincando que a encosta sobranceira ainda representa uma ameaça, pelo que "nesta fase e neste bloco" as pessoas não vão para já pernoitar em casa.
O Complexo Habitacional Nova Cidade, localizado na margem de uma ribeira, junto a uma escarpa rochosa, perto do centro de Câmara de Lobos, foi inaugurado há 13 anos e é gerido pela empresa pública Investimentos Habitacionais da Madeira.