O Governo da Madeira está a preparar o repovoamento do Porto Santo de coelho bravos depois do número de mortes registado no final de 2016, nos coelhos bravos, provocadas por uma doença hemorrágica, informou a secretaria regional do Ambiente.
A mesma nota destaca que coelho bravo é a principal espécie cinegética da Madeira, fazendo parte da cadeia alimentar de outras espécies, pelo que a secretaria regional do Ambiente e Recursos Naturais, através do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN, IP-RAM), procedeu, no início de dezembro, à captura de alguns animais na Madeira, visando repovoamentos, na ilha do Porto Santo, caso seja necessário.
Também informa que os animais capturados estão a ser sujeitos a um controlo exigente, foi iniciado um protocolo de vacinação e os coelhos podem ser utilizados para o repovoamento das áreas de aptidão cinegética do Porto Santo em locais selecionados com a colaboração dos caçadores locais.
Conclui que o Instituto das Florestas "está a acompanhar o estado evolutivo da colónia de coelhos e dos bandos de perdiz vermelha", para manter informação atualizada sobre a condição das espécies cinegéticas do Porto Santo.
Lusa