A Câmara Municipal do Funchal anunciou hoje um projeto com um investimento previsto de 280 mil euros, com o cofinanciamento do Turismo de Portugal, que vai incidir nas acessibilidades do Teatro Municipal Baltazar Dias e nos Museus A Cidade do Açúcar e Henrique e Francisco Franco.
O projeto prevê uma aposta na melhoria da acessibilidade do Teatro Baltazar Dias, com incidência nas principais áreas de interesse cultural e turístico, nomeadamente o palco e o Salão Nobre, sendo, para o efeito, instalados trepadores de escadas para cadeiras de rodas.
Os museus municipais também vão beneficiar de alterações substanciais no próximo ano. No Museu A Cidade do Açúcar, terá lugar, por sua vez, uma adaptação das entradas atuais, com rebaixamento de degraus, ao passo que no Museu Henrique e Francisco Franco serão instaladas zonas de descanso e contemplação, que não existem atualmente. Ambos terão casas-de-banho novas a adaptadas, bem como toda a informação disponibilizada em braille.
A grande novidade será a instalação de sistemas de áudio e videoguias, capazes de oferecer visitas autónomas aos visitantes com deficiência auditiva ou visual, quer com audiodescrição, quer com a disponibilização de Língua Gestual Portuguesa nos dispositivos.
Transversal a todos os equipamentos é a adaptação do site VisitFunchal.pt, a principal plataforma de divulgação de informação turística do Município, de forma a torná-lo totalmente acessível.
Por fim, a autarquia vai avançar para a aquisição de seis dispositivos de tração elétrica, que têm como objetivo auxiliar a locomoção de pessoas em cadeira de rodas, de forma a fazer a ligação de todos os espaços de interesse cultural e turístico do município, permitindo a todos os interessados fazer inclusive um pequeno “tour” pelos mesmos.