A Assembleia de Câmara de Lobos, aprovou hoje por maioria a alteração do dia do concelho, que passa de 16 de outubro para 4 de outubro.
A proposta, que antes tinha sido aprovada por unanimidade pelo executivo, liderado pelo PSD, foi agora submetida a votação na Assembleia Municipal, na qual apenas o CDS-PP e um deputado independente se abstiveram.
O executivo, presidido por Pedro Coelho, justifica a alteração do feriado municipal considerando que 4 de outubro tinha já sido fixado como o dia do concelho em 1951, embora tal deliberação nunca tenha sido implementada.
Na altura, o Arquivo Regional da Madeira emitiu um parecer em que reconheceu que a instalação do município de Câmara de Lobos ocorreu no dia 4 de outubro de 1835.
Em 1977, porém, a autarquia deliberou festejar o feriado municipal a 16 de outubro, tendo como fundamento que "esta data respeita à da fundação do concelho".
O atual conhecimento historiográfico confirma, no entanto, o dia 4 de outubro de 1835 como a data correta da instalação do concelho, pelo que o executivo social-democrata decidiu avançar com a alteração.
LUSA