A Europa confronta-se com o desafio de renovar as gerações de agricultores, de criar dinâmicas e emprego no mundo rural. Em Portugal, 3 em cada 4 gestores agrícolas têm mais de 55 anos e na União Europeia mais de metade dos agricultores tem 55 anos de idade ou mais.
Nos dias 25 e 26 de novembro, os Jovens Agricultores serão tema de uma Conferência na Calheta.
Na Conferência estarão presentes representantes do Governo Central e Regional, entre os quais o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, que terão oportunidade de ouvir as reivindicações dos Jovens Agricultores e apontar soluções para os seus problemas.
Na Madeira instalaram-se 58 jovens agricultores antes do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira (PRODERAM), e até 31 de dezembro de 2015, com projetos avaliados em 5,16 milhões de euros. Entretanto, já no quadro do PRODERAM 2020, em 2016, foram aprovadas as 8 primeiras instalações de jovens agricultores e, no 2.º período de apresentação de projetos, encontram-se em análise 20 novas outras candidaturas.
De acordo com os dados mais recentes, correspondentes ao 3º Trimestre de 2016, os setores agroflorestal e a agroindústria ocupam 12% da população empregada da Região Autónoma da Madeira (13.942 indivíduos).