Do total de alojamentos vendidos no trimestre, 924 diziam respeito a alojamentos existentes (78,3% do total), sendo os restantes 256 (21,7%) alojamentos novos. Face ao trimestre anterior, estes dois tipos de alojamentos evidenciaram evoluções contrárias, ou seja, as vendas de alojamentos existentes diminuíram 0,3% e as vendas de alojamentos novos aumentaram 48,0%. Quando feita a comparação com o trimestre homólogo, verificaram-se, pela mesma ordem, variações de +29,6% e +56,1%.
O valor dos alojamentos transacionados neste trimestre situou-se nos 229,1 milhões de euros, mais 0,8% que no trimestre precedente (227,3 milhões de euros) e mais 60,3% que no trimestre homólogo (142,9 milhões de euros). Nos alojamentos novos, o valor das vendas atingiu os 65,4 milhões de euros (+77,7% face ao mesmo trimestre do ano anterior), enquanto o relativo aos alojamentos existentes fixou-se nos 163,8 milhões de euros (+54,3%).
Uma vez mais, quer no número, quer no valor de alojamentos transacionados, superaram-se os anteriores máximos. No trimestre em referência, as famílias madeirenses adquiriram 909 alojamentos habitacionais, +5,0% e +17,7% que nos trimestres anterior e homólogo, respetivamente. Em valor, as transações desta natureza cifraram-se nos 184,4 milhões de euros, mais 6,6% que no trimestre anterior e mais 43,3% em relação ao 3.º trimestre de 2021.
No conjunto do País, foram transacionados 42,2 mil alojamentos, no 3.º trimestre de 2022, significando uma diminuição trimestral de 3,2% e homóloga de 2,8%. Estas transações geraram 8,1 mil milhões de euros, -2,9% que no 2.º trimestre de 2022 e +9,6% face ao mesmo período do ano anterior.