A União Europeia (UE) decidiu atribuir 45 milhões de euros do fundo de coesão para aumentar a produção de eletricidade a partir de energia hidráulica e eólica na ilha da Madeira, reforçando a estabilidade do abastecimento de eletricidade. O dinheiro será para a Central hidrolétrica da Calheta.
Coube a Corina Cretu, responsável pela Política Regional, anunciar que a nova central elétrica altamente inovadora e sustentável ajudará a ilha da Madeira a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e a dependência dos combustíveis fósseis.
A modernização da central hidroelétrica existente irá triplicar a capacidade de produção. Além disso, uma nova instalação de armazenamento por bombagem de uma barragem de armazenamento com capacidade para 1 milhão de metros cúbicos de água permitirão armazenar energia eólica quando há produção excedentária, de modo a que possa ser fornecida eletricidade suplementar durante os períodos de elevada procura. As novas instalações irão beneficiar 130 mil consumidores, ou seja, metade dos habitantes da Madeira, refere o comunicado da União Europeia.
Antena 1 Madeira