O Macallan Adami 1926, muito cobiçado por colecionadores, foi vendido sábado após uma guerra de licitações entre potenciais compradores, tanto por telefone e entre presentes, relata a AP. A identidade do comprador não foi revelada.
Apenas 40 garrafas de The Macallan 1926, envelhecidas em barricas de sherry por 60 anos, foram engarrafadas em 1986.
Doze das garrafas, incluindo a vendida no sábado, tinham rótulos concebidos pelo pintor italiano Valerio Adami.
A destiladora-chefe da Macallan, Kirsteen Campbell, que na preparação da garrafa para venda verificou o aroma do whisky, disse que ele continha notas de "frutas ricas e escuras, compota de cereja preta juntamente com tâmaras maduras, seguidas de carvalho antigo doce intenso".
"Chocolate escuro, xarope de açúcar, gengibre… as notas continuam", disse ela. "Foi um momento muito especial experimentar a abertura deste icónico 60 Anos de malte único, primeiro engarrafado há 37 anos, e espero que o novo dono desfrute do mesmo privilégio", adiantou a especialista
Outra garrafa do mesmo lote foi vendida pela Sotheby’s em 2019 por quase 1,5 milhão de libras, um recorde para vinhos ou bebidas alcoólicas até sábado.
Jonny Fowle, chefe global da Sotheby’s para bebidas espirituosas, disse que a venda recorde foi "não menos importante para a indústria do uísque no seu todo".