O Conselho do Governo da Madeira decidiu hoje alargar o modelo de pagamento antecipado do subsídio de mobilidade nas ligações aéreas com o Porto Santo para combater a sazonalidade da ilha, anunciou o vice-presidente.
Pedro Calado, o porta-voz da reunião semanal do executivo madeirense, acrescentou que foram aprovada as minutas de protocolo que têm por objeto a cooperação técnica e financeira necessária para concretizar o modelo de pagamento nestas viagens.
“O que se pretende é potenciar os madeirenses de um subsídio social de mobilidade aéreo e marítimo para desenvolver a economia local do Porto Santo”, apontou o responsável.
O governante explicou que esta medida passa por “alargar para o transporte aéreo” este subsídio, visto que este tipo de ligações são mais caras que as marítimas.
“Queremos dar algum apoio para que mais pessoas possam visitar o Porto Santo e quebrar a sazonalidade” que afeta aquela ilha, declarou, realçando que, entre 2016 e 2019, foram investidos mais de três milhões de euros em ajudas no transporte marítimo.
O governante insular salientou que outro objetivo é “desburocratizar todo o sistema”, sendo apenas necessário que as pessoas façam o respetivo registo, inserindo os seus dados pessoais para ter acesso ao apoio na aquisição da viagem.
Pedro Calado mencionou que o apoio é de 25 euros para as ligações marítimas e de 50 euros para as viagens aéreas, vigorando a medida entre outubro e junho.
“Não contempla os meses de verão”, informou, apontando que, nessa altura, o Porto Santo é muito procurado em “termos turísticos” e o objetivo é combater a sazonalidade da ilha.
O vice-presidente destaca que o Governo Regional aposta em “equilibrar e fazer com que mais pessoas possam visitar o Porto Santo”.
“Esta é uma medida positiva e estamos também a promover a ilha em termos turísticos, económicos e sociais, o que era um objetivo estratégico do Governo Regional”, afirmou.
O conselho do executivo madeirense ainda expropriou por cerca de 92 mil euros duas parcelas de terreno referentes à construção da via rápida Funchal/Aeroporto.
Também ratificou a versão final da primeira revisão do Plano Diretor de São Vicente, concelho no norte da ilha da Madeira
O Governo Regional decidiu igualmente atribuir apoios na ordem dos 50 mil euros a várias associações para desenvolvimento de atividades desportivas e culturais.
C/ LUSA